A camada de ozônio ou ozonosfera é um filtro de proteção formado pelo gás ozônio (oxigênio concentrado) que protege a atmosfera das radiações liberadas pelo sol. Situada na estratosfera, o gás é fortemente oxidante e reativo se chegar à troposfera. Também utiliza sua forte radiação para conseguir impedir a passagem dos raios ultravioletas que se porventura chegassem à atmosfera acabariam com todo ser vivo existente.
Em 1977, alguns cientistas descobriram um buraco na camada de ozônio na Antártida e ainda, posteriormente, registrou-se que a fina camada de ozônio estava afinando ainda mais em diferentes regiões. Existem algumas substâncias químicas que são liberadas no ar e que provocam tais danificações, como os clorofluorcarbonos e os hidrocarbonetos alifáticos halogenados. Tais substâncias ao chegarem à estratosfera reagem com o ozônio resultando em moléculas de oxigênio e de monóxido de cloro.
Com o buraco na camada de ozônio, os raios ultravioletas conseguem penetrar pelo filtro de proteção e chegam até a atmosfera, provocando câncer de pele, cegueira, alergias, afetando todo o sistema imunológico deixando-o mais vulnerável ao ataque de fungos, bactérias e outros.
Em 1985, foi assinada a Convenção de Viena e dois anos depois o Protocolo de Montreal (que por duas vezes foi modificado) por alguns países que se comprometeram em trabalhar contra o aumento do buraco na camada de ozônio. Declarado pela ONU, o dia 16 de setembro é o dia em que se comemora o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.
Depois da leitura do texto, observamos que a preservação da camada de ozônio é importante para que cheguemos a evitar determinados malefícios a nossa saúde. Agora. pesquisem e respondam:
1 - Qual a importância da camada de ozônio?
2 - Por que devemos preservá-la?
3 - Se não a preservarmos, o que acontecerá conosco e com o nosso planeta?
Degelo no Ártico acelera e pode aumentar mudanças no planeta da Efe, em Washington
O degelo no Ártico acelerou-se nas últimas décadas e pode causar uma sucessão de mudanças nas regiões temperadas do planeta, alertam estudos divulgados nesta quinta-feira pela revista "Science".
De acordo com a pesquisa, há quatro geleiras árticas cujo degelo ameaça aumentar o nível do mar. Esse degelo, segundo outro estudo, deve-se à poluição atmosférica.
Segundo Mark Serreze, cientista do Centro Nacional de Dados sobre a Neve e o Gelo na Universidade do Colorado, o desaparecimento do gelo nos mares árticos chegou a um momento "crítico", cujo impacto "não se limitará à região ártica".
"O Ártico perde muito gelo nos meses do verão, e parece que também está gerando menos gelo no inverno", afirmou. E quando o gelo chega a um estado vulnerável, a situação chega a um ponto de desorganização tamanho que é possível que estejamos avançando rapidamente rumo a um Ártico sem gelo, acrescentou.
Serraze disse que, como o aumento das temperaturas registrado nas últimas décadas deve-se à emissão de gases estufa na atmosfera, a curto prazo não se pode prever um fim da diminuição do gelo nos mares árticos.
O cientista lembrou que, em geral, a perda de gelo é associada por muitas pessoas a seu efeito negativo sobre a fauna, especialmente sobre os ursos polares, e a sua responsabilidade para a erosão nas regiões litorâneas do Alasca e da Sibéria.
Outro estudo publicado na "Science", realizado por cientistas da Universidade de Edimburgo e da University College de Londres, dá números mais precisos sobre o degelo. Este, aponta, é de 125.000 milhões de toneladas por ano.
Os cientistas Andrew Shepherd e Duncan Wingham afirmam que esse degelo é suficiente para aumentar o nível do mar em 0,35 milímetro por ano. Como prova, apresentam o caso de quatro geleiras antártidas cujo degelo foi detectado mediante observações por satélite e que constituem uma ameaça para os níveis marítimos.
Essas geleiras, no leste e no oeste da Antártida, provêm de bacias submarinas que fluem nos oceanos e são vulneráveis às mudanças de temperatura, afirmam.
Segundo relatório de cientistas da Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, também publicado pela "Science", o aquecimento global está ocorrendo cada vez com maior rapidez no norte do planeta, e se deve à crescente concentração de gases estufa. As fontes de poluição incluem as da região eurasiana, as emissões de navios e os incêndios florestais, apontam.
A publicação dos estudos coincidiu com uma reunião científica na cidade de Hannover, Estado americano de New Hampshire, para determinar o impacto do aquecimento global.
Segundo os cientistas, o aquecimento é maior em torno da linha do Equador, mas as mudanças que produz nessa altura são menos dramáticas que as que ocorrem nos pólos.
As conseqüências das mudanças climáticas, dizem, afetarão todos os habitantes do planeta, cada aspecto da vida humana, e ninguém poderá evitá-las.
Baseado na reportagem acima, onde fala de uma das principais conseqüências do aquecimento global (tema esse já abordado em postagens anteriores), responda:
Os impactos ambientais causados pelo aquecimento global já são evidenciados no presente e tende a piorarem se não procurarmos medidas e hábitos que possam contribuir para a melhoria do planeta. Que medidas devemos adotar para que as mudanças climáticas não afetem tanto o nosso meio ambiente?
Elas são répteis que surgiram há 150 milhões de anos, resistiram às drásticas mudanças da Terra que extinguiram inclusive os dinossauros. Mantiveram praticamente sua morfologia sem mudanças significativas até o tempo atual. Cinco espécies habitam e se reproduzem no Brasil. Todas estão ameaçadas de extinção e são protegidas por leis nacionais e internacionais. Elas realizam grandes migrações, retornando à mesma praia de origem para desovar.
Os machos possuem longas caudas, as vezes maior que as nadadeiras posteriores. Nunca sobem às praias, geralmente esperam as fêmeas em frente à praia de desova e diversos machos disputam uma só fêmea. São, em geral, menores que as fêmeas. A cópula pode durar várias horas. A fecundação é interna e uma única fêmea pode colocar numa temporada de desova mais de 500 ovos divididos entre 3 a 6 posturas. Os ovos são chocados pelo sol e umidade da praia por cerca de 50 dias. Estima-se que 1 a 2 filhotes em cada mil sobrevivem até a idade adulta.
CURIOSIDADES: No mundo existem apenas 7 espécies de tartarugas marinhas, 5 das quais presentes ao longo da costa Moçambicana, nomeadamente: Tartaruga Verde, Tartaruga Falcão ou de Pente, Tartaruga Olivácea ou Ridley, Tartaruga Cabeçuda e Tartaruga de Couro ou Gigante. Atualmente Moçambique é um dos países com um dos programas mais abrangentes de conservação desta espécie marinha, e que tem registado sucessos contínuos. Porém, nada impede que você dê o seu contributo.
Ajude a preservar as tartarugas marinhas:
evitando comprar artigos feitos à base de carapaças de tartarugas;
informando-se sobre a origem de produtos à base de carapaças de tartarugas; e em casos de captura acidental (bycatch) ou identificação de tartarugas em áreas fora do seu habitat, informando as autoridades ambientais mais próximas, ou entrando em contato conosco.
Existem um projeto de preservação da tartaruga marinha também no Brasil,; esse projeto que chama-se TAMAR.
Pesquise mais sobre esse projeto e explique como funciona.
De acordo com o Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil terá 55,5 milhões de idosos em 2040, ou seja, eles serão praticamente três (2,7) a cada dez pessoas. Essa é uma tendência mundial. Na América Latina, entre os anos 2000 e 2025, o número de idosos passará de 40 milhões para 96 milhões.
Isso significa que você vai viver muitos e muitos anos. Há quem diga que chegará o dia em que as pessoas vão viver 150 anos. Dessa forma, você também corre o risco de se sentir sozinho, alguns dias, por não ter com quem conversar. Imagine-se daqui a 60 anos! Nessa época, as crianças estarão brincando com outros videogames e vão gostar de assistir ao que você já não tem mais idade para gostar. Como vai ser?
Parece triste, né? E não se iluda. Esse tipo de problema não pode e não será resolvido por tecnologia nenhuma como muitas pessoas pensam que acontecerá com outros problemas. Essa questão será solucionada com um processo bem mais barato a partir da construção de uma cultura diferente. Por exemplo, se você trata bem os mais velhos, seus irmãos, primos, amigos, colegas, enfim, todos à sua volta vão enxergá-lo como um modelo, os mais novos vão crescer cercados por exemplos como o seu e certamente vão seguir a mesma fórmula.
À medida em que isso se tornar comum, natural, quando chegar a sua vez de ser velhinho, vai ser a coisa mais normal do mundo a integração entre gerações, as conversas, trocas de experiências, a curiosidade de saber como eram as coisas no passado e as diversões e atividades que todos possam ter juntos.
É legal aprender uma receita nova com a vovó, ver um filme com o vovô, confeccionar algum presentinho para eles, ajudar com alguma atividade como cuidar da horta, ler um livro que eles leram quando eram mais novos. Lembre-se de ser gentil e ouvir com boa vontade as histórias de senhoras e senhores mais velhos. Isso não só vai fazer um bem danado para eles, como para você também, acredite.
O idoso não quer pena, nem compaixão. Quer a mesmíssima coisa que todos nós, crianças, jovens e adultos também queremos: atenção, carinho, respeito e uma chance que seja de demonstrar a capacidade de ser útil e produtivo.
Então vamos agora ao nosso trabalho!
O tema dele será o seguinte:
“RESPEITAR O IDOSO É RESPEITAR O SEU PRÓPRIO FUTURO”.
A partir deste tema vocês desenvolverão o trabalho não só baseado naquilo que já foi trabalhado aqui em nosso blog como também através da maneira que vocês acharem mais interessante. Vocês poderão elaborar o trabalho a partir de pesquisas em revistas e livros, entrevistas, histórias em quadrinhos, produção textual ou da maneira que preferirem para abordar o tema sugerido. Qualquer uma das formas de produção do trabalho será válida desde que esteja de acordo com o tema.
O trabalho terá de ser pbrigatoriamente de maneira escrita. (Poderá ser feito em dupla e a data de entrega será até o próximo dia 30 de outubro).
A síndrome de Down é a forma mais freqüente de retardo mental causada por uma aberração cromossômica microscopicamente demonstrável. É caracterizada por história natural e aspectos fenotípicos bem definidos. É causada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade ou de uma porção fundamental dele.
Características Clínicas
A síndrome de Down, uma combinação específica de características fenotípicas que inclui retardo mental e uma face típica, é causada pela existência de três cromossomos 21 (um a mais do que o normal, trissomia do 21), uma das anormalidades cromossômicas mais comuns em nascidos vivos.
É sabido, há muito tempo, que o risco de ter uma criança com trissomia do 21 aumenta com a idade materna. Por exemplo, o risco de ter um recém-nascido com síndrome de Down, se a mãe tem 30 anos é de 1 em 1.000, se a mãe tiver 40 anos, o risco é de 9 em 1.000. Na população em geral, a freqüência da síndrome de Down é de 1 para cada 650 a 1.000 recém-nascidos vivos e cerca de 85% dos casos ocorre em mães com menos de 35 anos de idade.
As pessoas com síndrome de Down costumam ser menores e ter um desenvolvimento físico e mental mais lento que as pessoas sem a síndrome. A maior parte dessas pessoas tem retardo mental de leve a moderado; algumas não apresentam retardo e se situam entre as faixas limítrofes e médias baixa, outras ainda podem ter retardo mental severo.
Existe uma grande variação na capacidade mental e no progresso desenvolvimental das crianças com síndrome de Down. O desenvolvimento motor destas crianças também é mais lento. Enquanto as crianças sem síndrome costumam caminhar com 12 a 14 meses de idade, as crianças afetadas geralmente aprendem a andar com 15 a 36 meses. O desenvolvimento da linguagem também é bastante atrasado.
Agora que vocês conheceram um pouco sobre a Síndrome de Down, pesquise uma instituição que atenda aos portadores deste distúrbio genético e traga o maior número de informações possíveis sobre ela, como por exemplo: Nome da instituição e o seu histórico; Que tipo de serviço esta instituição presta ao portador da síndrome; Como podemos ajudar e outras informações que acharem relevantes.
A Sociedade Pestalozzi do Recife, mantenedora da I Unidade de Treinamento Olívia Pereira, gerencia-se por doações de sócios e convênio firmado com a Prefeitura da Cidade do Recife através da Secretaria Municipal de Educação. O referido convênio abrange a cessão de professores qualificados em educação especial, vigilância, merenda escolar e material de limpeza. Acreditando no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos a instituição investe na escolarização como suporte para iniciação à profissionalização. Com apoio técnico-pedagógico de nível interdisciplinar, as propostas de ensino objetivam atender as reais necessidades dos alunos. A inserção social do indivíduo implica em torná-lo autônomo para exercer como cidadão seus direitos e deveres. A iniciação à profissionalização significa uma porta de entrada para a sociedade produtiva. A Oficina de Artes desenvolve atualmente o projeto Arte Decorativa, que divide-se em Pintura em Papel, Pintura em Tecido, Cestaria e Tapeçaria.
Agora que vocês conheceram um pouco mais sobre a Sociedade Pestalozzi do Recifegostaria que vocês pesquisasem sobre o seguinte:
01 - Quais as atividades realizadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife? 02 - Quais são as metas objetivadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife? 03 - Quais são os serviços prestados pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
A atividade de reavaliação deste trimestre consistirá na escolha de uma das postagens do 2º trimestre para que vocês possam se aprofundar mais detalhadamente.
Exemplo: Vocês escolherão uma das postagens e, em seguida, pesquisarão e escreverão mais sobre o assunto escolhido.
A atividade deverá ser feita de forma individual e escrita (tendo que ter no mínimo 20 linhas produzidas até o final da aula).
LEMBREM-SE: Essa atividade é referente a nota de recuperação. O não cumprimento da atividade consistirá em zero.
Para vocês que não sabem, dia 11 de setembro é comemorado o Dia do Cerrado. E atividade dessa semana será sobre a fauna e a flora dessa formação vegetal. Que é a segunda maior formação vegetal brasileira. Se bem que ainda incompletamente conhecida, a flora do Cerrado é riquíssima.Tomando uma atitude conservadora, poderíamos estimar a flora do bioma do cerrado como sendo constituída por cerca de 3.000 espécies. Em termos de riqueza de espécies, esta flora deve ser superada apenas pelas florestas amazônicas e pelas florestas atlânticas. Outra característica sua é a heterogeneidade de sua distribuição, havendo espécies mais típicas dos Cerrados da região norte, outras da região centro-oeste, outras da região sudeste etc. Por esta razão, unidades de conservação, com áreas significativas, deveriam ser criadas e mantidas nas mais diversas regiões do Domínio do Cerrado, a fim de garantir a preservação do maior número de espécies da flora deste Bioma, bem como da fauna a ela associada. A fauna do Bioma do Cerrado é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos. Quanto aos Vertebrados, o que se conhece são, em geral, listas das espécies mais freqüentemente encontradas em áreas de Cerrado, pouco se sabendo da História Natural desses animais, do tamanho de suas populações, de sua dinâmica etc. Só muito recentemente estão surgindo alguns trabalhos científicos, dissertações e teses sobre estes assunto. Entre os Vertebrados de maior porte encontrados em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canastra, o tatu-de-rabo-mole, o tamanduá-bandeira e o tamanduá-mirim, o veado campeiro, o cateto, a anta, o cachorro-do-mato, o cachorro-vinagre, o lobo-guará, a jaritataca, o gato mourisco, e muito raramente a onça-parda e a onça-pintada.
A atividade hoje será a seguinte: Escolham três espécies de animais ou plantas típicas do cerrado e pesquisem as características mais relevantes para vocês de cada um das três espécies.
Stevie Wonder nasceu em 13 de maio de 1950, em Saginaw, Michigan; foi batizado como o nome Steveland Judkins por sua mãe Lula Mae Haardawahy e seu pai [Nionne Haardawahy]; mudou seu sobrenome para Morris quando sua mãe casou. Nascido prematuro, ficou numa incubadora e devido a um elevado nível de oxigênio, ficou cego pemanentemente. Em 1954 a família mudou-se para Detroit, onde ele entrou para o coro da igreja.
Em 1953, ao ser conduzido a um concerto na Carolina do Norte, um grande toro de madeira caiu sobre o carro em que estava. Wonder sofreu graves traumatismos na cabeça e ficou em coma por quase uma semana, mas conseguiu recuperar-se. Com onze anos ele começou a gravar (sob o pseudônimo de Little Stevie Wonder) e rapidamente se tornou conhecido como um dos mais inovadores e influentes cantores/compositores de seu tempo. É também um dos mais bem sucedidos artistas da gravadora Motown. Já recebeu o Oscar de melhor canção: "I Just Called To Say I Love You", da trilha de "A Dama de Vermelho" (The Woman In Red, de Gene Wilder) e até 2004, Wonder havia recebido 21 prêmios Grammy(o maior prêmio da música).
Esta história mostra que as limitações poem muito bem ser superadas.
Agora é a sua vez de pesquisar uma história interessante sobre superação. Bom trabalho!
Vocês já ouviram falar na palavra (APARTHEID)?? O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele aconteceu na África do Sul e era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo a maioria na população.
O Apartheid, atingia a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos, pois os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das dos brancos. Os casamentos entre pessoas de raças diferentes eram ilegais. Os negros geralmente trabalhavam nas minas, comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e superpovoados. Para lutar contra essas injustiças os negros criaram uma organização clandestina, que tinha como líder Nelson Mandela. Nelson Mandela é uma das pessoas que mais combateu a discriminação racial no mundo e a atividade de hoje será a seguinte: pesquisem sobre quem é Nelson Mandela. Onde ele vive, Quem ele é e outras informações que vocês acharem interessantes. Bom trabalho!
Semana passada vimos a questão da obesidade e que ela pode ser causada por uma alimentação não muito saudável.
Sabemos o quanto é gostoso nos alimentarmos de coisas ditas como "não saudáveis" e quanto é tentador esse tipo de alimentação.
Mas devemos manter o hábito de sempre que possível nos alimentarmos também com alimentos ricos em proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rico em vitaminas.
Mas o que danado são carboidratos? gorduras? fibras?
Pesquisem a definição (o que quer dizer) cada um desses termos e em seguida cite exemplos de alimentos que possuem.
A obesidade representa um problema caracterizado por um excessivo acúmulo de gordura nos tecidos. Se trata de um distúrbio que, além dos problemas de natureza estética e psicológica, constitui um importante risco para a saúde, e quando não corrigido, danifica o coração, as artérias (sobretudo as coronárias), o fígado, as articulações, o sistema endócrino. Uma pessoa pode ser definida como obesa quando o seu peso corpóreo supera 20% do peso considerado ideal. No Brasil também têm aumentado o número de crianças obesas. Um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, SBEM, indica que 15% das crianças no país, são obesas
O famoso índice de massa corpórea é o melhor jeito de classificar o peso de alguém. Ele estabelece o nível de obesidade a partir da relação entre o peso e a altura da pessoa. E, quanto maior o índice, maiores são as chances de a pessoa desenvolver diversas doenças.
Como calcular o IMC
Divida seu peso pela altura ao quadrado.
Resultado:
• 18,25 a 24,9: peso saudável • 25 a 29,9: sobrepeso. Recomenda-se emagrecer com a ajustes na dieta. • 30 a 34,9: obesidade grau I • 35 a 39,9: obesidade grau II Se necessário, aqui podem entrar alguns medicamentos para ajudar a emagrecer. • Acima de 40: obesidade mórbida.
Há casos da obesidade, existem algumas medidas(dicas) que podem ajudar no combate a esse problema. Agora é com vocês!
Pesquisem essas dicas e em seguida publiquem em nosso blog. Bom trabalho!
Os idosos são quase 20 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população. A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos. Porém sabemos que a falta de respeito as pessoas idosas ainda é muito grande. Devemos reconhecê-los como pessoas experientes. É preciso honrar pai e mãe e principalmente nossos avós. Muitas vezes o idoso não precisa de muita coisa. Precisa apenas de um aperto de mão, de um olhar, de um sorriso, de um abraço. A bengala mais segura é o braço de um filho, de um amigo, de um vizinho. Aos idosos, devemos procurar dar sempre o melhor. A eles e elas devemos dar os assentos no ônibus, nas Igrejas, mas principalmente seja-lhes concedido respeito, honra e lugar na nossa sociedade. Os idosos têm experiências e sabedoria para enriquecerem a sociedade de hoje. Velhice não é peso, é dom; não é decadência, é oportunidade; não é doença, é uma etapa normal da vida.
Depois da leitura desse texto sabemos o quanto é importante cuidarmos e respeitarmos as pessoas mais idosas; pois o que elas são hoje, nós seremos amanhã.
Porém algumas pessoas não entendem isso e procura abrigar as pessoas mais idosas em asilos.
A atividade de hoje será a seguinte: Pesquisem o que significa o que são os asilos e como eles funcionam. Em seguida, dê a opinião de vocês se essa é a melhor alternativa para cuidar dos idosos.
Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência.
O preconceito é um entrave do desenvolvimento e do relacionamento da humanidade. É uma arma que dói, que perfura, que maltrata. É indiscutível sentir o preconceito e, somente é capaz de percebê-lo quem já sentiu. Discrimina-se por quase tudo: pelo vestuário, pela linguagem, pela cor, pela religião, pela posição social, etc. Por isso sabemos que não está com nada ter qualquer tipo de preconceito!
A atividade será a produção de uma história (na forma de gibi), onde os personagens irão tratar o preconceito como uma coisa careta, fora de moda, muito ruim.
Vocês terão até o dia 17 de junho para entregar essa atividade, não sendo aceita em uma data posterior.
A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão comum do planeta.São aitudes simples que podem fazer a diferença!
Pesquise e poste algumas atitudes que podemos tomar para a preservação de nosso meio ambiente.
Eles vivem em um universo projetado para gente grande, onde a baixa estatura muitas vezes é um obstáculo para cumprir as tarefas do dia-a-dia. Estamos falando dos anões – pessoas com altura adulta menor que 1,50 metro e portadoras de uma deficiência física conhecida como nanismo. É uma doença genética que provoca um crescimento esquelético anormal, que geralmente resulta em um indivíduo de baixa estatura, inferior à da média populacional. Há dois tipos, o nanismo pituitário e a acondroplasia. O nanismo pituitário gera baixa estatura, porém o corpo é proporcional. Outro fator bastante importante que não pode ser esquecido é a falta de acesso apropriado para os anões aos diversos bens públicos, como por exemplo, telefones e banheiros públicos. A estimativa,segundo estudos, é de que uma em cada dez mil pessoas seja portadora da deficiência.
Agora que aprenderam um pouco mais sobre o nanismo, pesquisem e escrevam sobre as dificuldades que as pessoas portadoras de nanisom enfrentam em seu dia-a-dia.
O ritmo de consumo dos recursos naturais disponíveis supera a capacidade de recuperação da Terra. É o que mostra o Planeta Vivo 2006, relatório bianual divulgado pela WWF. Os números gerais indicam uma acentuada perda de recursos naturais. Os dados mostram que o consumo é mais acentuado nos países desenvolvidos. Porém as maiores perdas (biodiversidade, biomas) encontram-se em áreas em desenvolvimento. Em 30 anos, 55% das populações de espécies tropicais desapareceram por causa da conversão de habitats naturais em lavouras e pastagens. No mesmo período, as populações de espécies de água doce analisadas sofreram redução de 30%. Em apenas dez anos, metade dos manguezais da América Latina foi destruída.
A “pegada ecológica”, mede a demanda da humanidade sobre a biosfera (ex.: quantos hectares uma pessoa necessita para produzir o que consome por ano). De acordo com o relatório, o maior consumo per capita de recursos são nessa ordem : Emirados Árabes, EUA, Finlândia, Canadá, Kuat, Austrália, Estônia, Suécia, Nova Zelândia, Noruega, Dinamarca, França, Bélgica, Reino Unido, Espanha, Suíça, Grécia, Irlanda, Austria...
A demanda da humanidade é 25% maior do que a oferta de recursos naturais, a ponto de ameaçar a capacidade de regeneração do planeta.
Além da redução do uso de combustíveis fósseis, no relatório são sugeridas várias medidas urgentes como: - planejamento familiar, oferecendo à mulher melhoras no acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas; - redução do consumo em países desenvolvidos; - redução dos recursos usados na produção de bens e serviços; - aumento das áreas produtivas com a recuperação de áreas degradadas - e incremento na produtividade por hectare, levando em consideração aspectos tecnológicos e de degradação.
O desafio é desenvolver sem destruir.
O texto relata sobre a importância da preservação de nosso planeta para que não haja o esgotamento de nossos recursos naturais em pouco tempo. Baseado no texto acima, foi selecionada a letra de uma canção do início da década de 80 composta por Ronaldo Bastos e Beto Guedes para que vocês a interpretem de maneira livre, e a partir de então, produzam slides no microsoft power point para exibições posteriores.
O Sal da Terra Composição: Beto Guedes/Ronaldo Bastos
Anda, quero te dizer nenhum segredo Falo desse chão, da nossa casa, vem que tá na hora de arrumar Tempo, quero viver mais duzentos anos Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir Vamos precisar de todo mundo prá banir do mundo a opressão Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor, o pé na terra A paz na Terra, amor, o sal da... Terra, és o mais bonito dos planetas Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã Canta, leva tua vida em harmonia E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois Prá melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois Deixa nascer o amor Deixa fluir o amor Deixa crescer o amor Deixa viver o amor
Todos já vimos ao longo das postagens as dificuldades que algumas pessoas encontram por serem deficientes físicos. Pensando nessas dificuldades, nos últimos anos tem surgido inúmeras empresas que procuram criar instrumentos para facilitar a vida dessas pessoas.
Na atividade de hoje vocês irão visitar um site de uma das empresas existentes que trabalham com adaptação e criação de diversos produtos para as pessoas deficientes. Depois de conhecer os produtos, vocês irão escolher aquele que você achou mais interessante e vai dizer o motivo.
A maioria das pessoas sabe que as pessoas com deficiência visual utilizam um sistema especial de leitura tátil e escrita. Mas o que ninguém poderá deixar de saber é que esse sistema tem o nome de seu inventor - Louis Braille - que é hoje profundamente distinguido por sua criação.
Pesquisem e postem aqui no blog a história desse homem que tanto ajudou aos deficientes a se comunicarem.
Na última atividade falamos da questão do Efeito Estufa em nosso planeta consequentemente dos efeitos acarretados em nosso meio ambiente. A atividade de dessa semana consiste no seguinte:
Durante o dia , parte da energia solar é captada pela superfície da Terra e absorvida, outra parte é irradiada para a atmosfera. Os gases naturais que existem na atmosfera funcionam como uma capa protectora que impede a dispersão total desse calor para o espaço exterior, evitando que durante o período nocturno se perca calor. E como tal, o planeta permanece quente. O processo que cria o efeito estufa é natural e é responsável por manter o calor em nosso planeta. Certos gases, como o dióxido de carbono, criam uma espécie de telhado, como o de uma estufa, sobre a Terra - daí o nome do fenômeno -, deixando a luz do Sol entrar e não deixando o calor sair. A esse fenômeno dar-se o nome de AQUECIMENTO GLOBAL, que consiste justamente no aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra, podendo trazer consequências desastrosas para o nosso planeta.
Sendo assim, A atividade dessa semana consiste em pesquisar, de forma escrita, o seguinte:
1 - Efeito Estufa - Suas Causas, Efeitos e Consequências
OBS: O trabalho terá de ser escrito e só será aceito até a data determinada. Vocês poderão fazer o trabalho em dupla até o dia 31 de março.
O aquecimento global é o aumento da temperatura média superficial de nosso planeta que vem ocorrendo nos últimos 150 anos.
As causas apontadas pelos cientistas para justificar este fenômeno podem ser naturais ou provocadas pelo homem. Contudo, cada vez mais as pesquisas nesta área apontam o homem como o principal responsável.
Fatores como a grande concentração de agentes poluente na atmosfera contribui para um aumento bastante significativo do efeito estufa.
No efeito estufa a radiação solar é normalmente devolvida pela Terra ao espaço em forma de radiação de calor, contudo, parte dela é absorvida pela atmosfera, e esta, envia quase o dobro da energia retida à superfície terrestre. Este efeito é o responsável pelas formas de vida de nosso planeta. Entretanto, os agentes poluentes presentes na atmosfera o intensificam ocasionando um aumento de temperatura bem acima do “normal”.
O fator que evidenciou este aquecimento foi à investigação das medidas de temperatura em todo o planeta desde 1860. Alguns estudos mostram ser possível que a variação em irradiação solar tenha contribuído significativamente para o aquecimento global ocorrido entre 1900 e 2000.
Dados recebidos de satélite indicam uma diminuição de 10% em áreas cobertas por neve desde os anos 60. A região da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950.
Estudos recentes mostraram que a maior intensidade das tempestades ocorridas estava relacionada com o aumento da temperatura da superfície da faixa tropical do Atlântico. Esses fatores foram responsáveis, em grande parte, pela violenta temporada de furações registrada nos Estados Unidos, México e países do Caribe.
Baseados no texto, no vídeo e nas pesquisas feitas por vocês respondam:
As consequências do efeito de estufa já estão sendo sentidas tanto a nível global como a nível regional (com fenômenos naturais devastadores) afetando em proporção cada vez maior o nosso planeta. cientes desse problema, que medidas devemos tomar para evitarmos essas mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global?
As pessoas que usam cadeiras de rodas (os cadeirantes), geralmente encontram dificuldades ao ter de sair de casa. São muitos os problemas que eles encontram ao chegarem nas ruas das grandes cidades. Leia esta pequena história que vocês irão entender um pouc mais sobre essas dificuldades:
Clima quente, manhã ensolarada e o trânsito engarrafado na grande cidade. Entre os carros estacionados, uma senhora numa cadeira de rodas esperava para ser atendida numa clínica médica. O motivo para tanta humilhação é que o acesso ao consultório é feito por uma escadaria (não há uma rampa de acesso para os cadeirantes). A personagem dessa triste cena se chama Lúcia Nascimento, cadeirante há 14 anos após um acidente de trânsito. A dificuldade que ela passou na manhã de ontem não é a primeira, nem a última. Em todos esses anos em uma cadeira de rodas, o que mais tem é história para contar. Uma delas e a mais marcante foi quando desceu no ponto de ônibus no retorno da Cohab. A sinalização do local é deficiente e não existe travessia para deficientes. A primeira medida de Lúcia foi ligar para o 190 e solicitar uma blitz porque não tinha nenhum veículo da Semtur no local. Como não foi atendida e para não provocar um acidente, ela chamou um táxi para atravessá-la. "E o taxista disse que isso é normal. Disse ainda que uma estudante da FAMA que é cadeirante também sofre a mesma dificuldade para se deslocar", contou. A associação que faz parte é que tem lutado muito para que sejam respeitados os direitos dos deficientes. "Nem na Câmara dos Vereadores, conseguimos melhorar o acesso. São duas calçadinhas...", resignou. Entre tantas reclamações, Lúcia destaca o transporte coletivo. Uma das reivindicações feitas foi a instalação dos elevadores nos veículos, mas os empresários alegaram que isso geraria um custo muito alto. Nos ônibus em que esse sistema foi instalado não funciona ou porque estão quebrados ou porque ninguém sabe operar. "Se eles simplesmente retirassem o corrimão do meio da escadaria dos ônibus que possuem três portas, daria muito bem para um cadeirante entrar, mas não fazem por quê?", questiona-se.
Agora é com vocês!! pesquisem mais histórias de dificuldades dos cadeirantes nas grandes cidades, escreva aqui em nosso blog, e mostre que solução poderíamos tomar para resolver a esse tipo de situação.
Degelo no Ártico acelera e pode aumentar mudanças no planeta da Efe, em Washington
O degelo no Ártico acelerou-se nas últimas décadas e pode causar uma sucessão de mudanças nas regiões temperadas do planeta, alertam estudos divulgados nesta quinta-feira pela revista "Science".
De acordo com a pesquisa, há quatro geleiras árticas cujo degelo ameaça aumentar o nível do mar. Esse degelo, segundo outro estudo, deve-se à poluição atmosférica.
Segundo Mark Serreze, cientista do Centro Nacional de Dados sobre a Neve e o Gelo na Universidade do Colorado, o desaparecimento do gelo nos mares árticos chegou a um momento "crítico", cujo impacto "não se limitará à região ártica".
"O Ártico perde muito gelo nos meses do verão, e parece que também está gerando menos gelo no inverno", afirmou. E quando o gelo chega a um estado vulnerável, a situação chega a um ponto de desorganização tamanho que é possível que estejamos avançando rapidamente rumo a um Ártico sem gelo, acrescentou.
Serraze disse que, como o aumento das temperaturas registrado nas últimas décadas deve-se à emissão de gases estufa na atmosfera, a curto prazo não se pode prever um fim da diminuição do gelo nos mares árticos.
O cientista lembrou que, em geral, a perda de gelo é associada por muitas pessoas a seu efeito negativo sobre a fauna, especialmente sobre os ursos polares, e a sua responsabilidade para a erosão nas regiões litorâneas do Alasca e da Sibéria.
Outro estudo publicado na "Science", realizado por cientistas da Universidade de Edimburgo e da University College de Londres, dá números mais precisos sobre o degelo. Este, aponta, é de 125.000 milhões de toneladas por ano.
Os cientistas Andrew Shepherd e Duncan Wingham afirmam que esse degelo é suficiente para aumentar o nível do mar em 0,35 milímetro por ano. Como prova, apresentam o caso de quatro geleiras antártidas cujo degelo foi detectado mediante observações por satélite e que constituem uma ameaça para os níveis marítimos.
Essas geleiras, no leste e no oeste da Antártida, provêm de bacias submarinas que fluem nos oceanos e são vulneráveis às mudanças de temperatura, afirmam.
Segundo relatório de cientistas da Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, também publicado pela "Science", o aquecimento global está ocorrendo cada vez com maior rapidez no norte do planeta, e se deve à crescente concentração de gases estufa. As fontes de poluição incluem as da região eurasiana, as emissões de navios e os incêndios florestais, apontam.
A publicação dos estudos coincidiu com uma reunião científica na cidade de Hannover, Estado americano de New Hampshire, para determinar o impacto do aquecimento global.
Segundo os cientistas, o aquecimento é maior em torno da linha do Equador, mas as mudanças que produz nessa altura são menos dramáticas que as que ocorrem nos pólos.
As conseqüências das mudanças climáticas, dizem, afetarão todos os habitantes do planeta, cada aspecto da vida humana, e ninguém poderá evitá-las.
Baseado na reportagem acima, onde fala de uma das principais conseqüências do aquecimento global (tema esse já abordado em postagens anteriores), responda:
Os impactos ambientais causados pelo aquecimento global já são evidenciados no presente e tende a piorarem se não procurarmos medidas e hábitos que possam contribuir para a melhoria do planeta. Que medidas devemos adotar para que as mudanças climáticas não afetem tanto o nosso meio ambiente?
A muito tempo atrás o carnaval era chamado de Entrudo por influência dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde, que trouxeram a brincadeira de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois as batalhas de confetes e serpentinas. No Brasil, o carnaval é festejado tradicionalmente no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa.
No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal.
Em Pernambuco o carnaval se manifesta em diversas formas e agremiações, geralmente são divididas em blocos, clubes, troças, maracatus de baque virado (nação) e de baque solto (rural), caboclinhos e tribos, bois, ursos, afoxés e escolas de samba.
Nosso trabalho hoje será pesquisar sobre uma agremiação, uma troça ou um bloco que faz parte do carnaval do Recife.
Escolha uma das opções abaixo e pesquise mais sobre ela:
O que é ser diferente? É ser branco? é ser negro? é ser alto ou baixo? gordo ou magro? Cada ser humano é diferente porque é único. Até os irmãos ditos gêmeos univitelinos não são totalmente iguais. Cada um terá alguma coisa que o diferenciará em algum momento na vida. Sabemos o quanto é difícil aceitar aquilo que não é igual ao que gostaríamos que fosse; mas se não aceitamos, devemos ao menos respeitar. As diferenças existem para que nós possamos respeitá-las. Ao longo do ano de 2009 iremos falar muito sobre esse tema e para começarmos temos que entender que não há paz se não houver respeito das diferenças de ideias, pensamentos, religiões, maneiras de ser e estar no mundo.
Agora Chegou a hora de vocês darem suas próprias opiniões sobre esse assunto. Respondam a essas duas perguntas no Microsoft Word e, logo em seguida, poste sua resposta nos comentários da postagem.
1 - Em sua opinião aceitar e respeitar as diferenças é importante?