SÍNDROME DE DOWN (Trissomia do Cromossomo 21)
O que é?
A síndrome de Down é a forma mais freqüente de retardo mental causada por uma aberração cromossômica microscopicamente demonstrável. É caracterizada por história natural e aspectos fenotípicos bem definidos. É causada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade ou de uma porção fundamental dele.
Características Clínicas
A síndrome de Down, uma combinação específica de características fenotípicas que inclui retardo mental e uma face típica, é causada pela existência de três cromossomos 21 (um a mais do que o normal, trissomia do 21), uma das anormalidades cromossômicas mais comuns em nascidos vivos.
É sabido, há muito tempo, que o risco de ter uma criança com trissomia do 21 aumenta com a idade materna. Por exemplo, o risco de ter um recém-nascido com síndrome de Down, se a mãe tem 30 anos é de 1 em 1.000, se a mãe tiver 40 anos, o risco é de 9 em 1.000. Na população em geral, a freqüência da síndrome de Down é de 1 para cada 650 a 1.000 recém-nascidos vivos e cerca de 85% dos casos ocorre em mães com menos de 35 anos de idade.
As pessoas com síndrome de Down costumam ser menores e ter um desenvolvimento físico e mental mais lento que as pessoas sem a síndrome. A maior parte dessas pessoas tem retardo mental de leve a moderado; algumas não apresentam retardo e se situam entre as faixas limítrofes e médias baixa, outras ainda podem ter retardo mental severo.
Existe uma grande variação na capacidade mental e no progresso desenvolvimental das crianças com síndrome de Down. O desenvolvimento motor destas crianças também é mais lento. Enquanto as crianças sem síndrome costumam caminhar com 12 a 14 meses de idade, as crianças afetadas geralmente aprendem a andar com 15 a 36 meses. O desenvolvimento da linguagem também é bastante atrasado.
Agora que vocês conheceram um pouco sobre a Síndrome de Down, pesquise uma instituição que atenda aos portadores deste distúrbio genético e traga o maior número de informações possíveis sobre ela, como por exemplo:
Nome da instituição e o seu histórico;
Que tipo de serviço esta instituição presta ao portador da síndrome;
Como podemos ajudar e outras informações que acharem relevantes.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
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fs down
ResponderExcluirHistórico:
A Fundação começou há duas décadas, em Campinas, com apenas três crianças e foi idealizada por pais que queriam oferecer aos seus filhos um espaço educacional e terapêutico, com a integração de atividades, além de investir na formação e capacitação profissionais.
Missão:
Promover o desenvolvimento integral da pessoa com síndrome de Down nos aspectos físico, intelectual, afetivo e ético, mediante a integração de pesquisas interdisciplinares e prática educacional inovadora.
Visão de Futuro:
Ser uma referência no atendimento, produção, seleção e comunicação de conhecimento para pessoas com síndrome de Down e públicos envolvidos.
Jarlesson
PEDRO ASAFE
ResponderExcluirSíndrome de Down ou trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.
Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. Contudo, foi o professor Jérôme Lejeune que, em 1958, aos 32 anos, descobriu que havia um cromossomo 21 extra nos portadores deste distúrbio genético. Descobrindo assim a primeira doença genética. A associação Association Jérôme Lejeune, criada por ele, continua ainda hoje defendendo,tratando e acompanhando pessoas portadoras de tal distúrbio.
A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.
Portadores de síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. É a ocorrência genética mais comum, estimada em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.
Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apnéia de sono obstrutiva e disfunções da glândula
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES SÍNDROME DE DOWN
ResponderExcluirMISSÃO:
"Liderar o processo de transformação da sociedade para que reconheça a pessoa com Síndrome de Down como cidadão pleno e integrado, por meio de mobilização, convencimento e incorporação da classe política dirigente, do sistema educacional, de outros organismos sociais e da comunicação, apoiado em valores como inclusão, ética da diversidade, solidariedade, responsabilidade e equidade."
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS PORTADORES:
* retardo mental;
* fraqueza muscular;
* anatomia cardíaca;
* baixa estatura;
* olhos com fendas palpebrais oblíquas;
* perfil achatado;
* prega única na palma da mão.
____
Camila Dias
O Centro de Educação Especial Síndrome de Down, foi fundado em Campinas em 1981 e atende pessoas com a síndrome - desde o nascimento até a idade adulta - através do trabalho de uma equipe interdisciplinar composta de 33 profissionais, incluindo, pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, monitores, professores de educação física, de arte, música e dança.
ResponderExcluirJuliana Souza,Marilia siqueira e thayanne oliveira
Histórico:
ResponderExcluirA Fundação começou há duas décadas, em Campinas, com apenas três crianças e foi idealizada por pais que queriam oferecer aos seus filhos um espaço educacional e terapêutico, com a integração de atividades, além de investir na formação e capacitação profissionais.
Missão:
Promover o desenvolvimento integral da pessoa com síndrome de Down nos aspectos físico, intelectual, afetivo e ético, mediante a integração de pesquisas interdisciplinares e prática educacional inovadora.
Visão de Futuro:
Ser uma referência no atendimento, produção, seleção e comunicação de conhecimento para pessoas com síndrome de Down e públicos envolvidos.
By : Bruna de Siqueira, Bruna Suely, Fernanda Hollanda, Lucas Florêncio e Maria Eduarda Vaz.
No dia internaciona da pessoa com síndrome de Down.
ResponderExcluirHá 15 anos atua na conscientização da população através da mídia. Responsável pela campanha “Ser Diferente é Normal”, apoiou a produção da novela “Páginas da Vida”, do filme “Do Luto à Luta” e da personagem Tati, da Turma da Mônica.
O Instituto MetaSocial é uma organização não-governamental sem fins lucrativos direcionada para o desenvolvimento de projetos de informação e busca de parcerias junto ao meio acadêmico e empresas, visando a inclusão da pessoa com deficiência. O IMS não recebe verbas governamentais, não possui sede e não faz atendimento direto ao público.
Usando a força da mídia de forma positiva e dinâmica, o Instituto MetaSocial realiza e participa de campanhas/eventos com o objetivo único de informar a sociedade sobre as potencialidades e capacidades dessas pessoas.
A cada ação, uma onda de conscientização vai se formando, permitindo que novos espaços sejam conquistados.
mylena almeida , marina soares e gabriel mendes
Dentro de cada célula do nosso corpo, estão os cromossomos, responsáveis pela cor dos olhos, altura, sexo e também por todo o funcionamento e forma de cada órgão do corpo interno, como o coração, estômago, cérebro, etc.
ResponderExcluirCada uma das células possui 46 cromossomos, que são iguais, dois a dois, quer dizer, existem 23 pares ou duplas de cromossomos dentro de cada célula. Um desses cromossomos, chamado de nº21 é que está alterado na Síndrome de Down. A criança que possui a Síndrome de Down, tem um cromossomo a 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Portanto a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. É um acidente genético. Esse erro não está no controle de ninguém.
Conseqüências
Face a hipotonia do bebê, este é mais quieto, apresenta dificuldade para sugar, engolir, sustentar a cabeça e os membros.
A abertura das pálpebras é inclinada como parte externa mais elevada, e a prega, no canto interno dos olhos é como nas pessoas da raça amarela. Tem a língua protusa (para fora da boca).
Apresenta rebaixamento intelectual, estatura baixa, 40% dos casos possuem cardiopatias.
Tratamento
Até o momento não há cura. A Síndrome de Down é uma anomalia das próprias células, não existindo drogas, vacinas, remédios, escolas ou técnicas milagrosas para curá-la.
Com os portadores da Síndrome de Down deverão ser desenvolvidos programas de estimulação precoce que propiciem seu desenvolvimento motor e intelectual, iniciando-se com 15 dias após o nascimento.
Incidência
Estima-se que a cada 550 bebês que nascem, 01 tenha a Síndrome de Down.
Fonte: www.techs.com.br
SÍNDROME DE DOWN
Histórico da Descoberta
A síndrome de Down foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Ele descobriu que a causa da síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que indicavam a síndrome.
Foi identificada pela primeira vez pelo geneticista francês Jérôme Lejeune em 1958. O Dr. Lejeune dedicou a sua vida à pesquisa genética visando melhorar a qualidade de vida dos portadores da Trissomia do 21.
Desde então campanhas têm sido realizadas para a divulgação do nome síndrome de Down ou Trissomia do 21.
Saiba um pouco mais sobre a síndrome de Down
A Síndrome de Down é uma alteração genética, que ocorre durante a divisão celular do embrião. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos (e não 46), sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.
Intimamente ligada a um excesso de material cromossômico, tem nítida relação
aluno:saulo,pedro h e renato
O papel decisivo da Educação para desenvolvimento e aceitação de crianças portadoras de síndrome de down.
ResponderExcluirÉ necessário que as escolas particulares aceitem as crianças especiais e ensinem tanto aos pais quanto aos alunos que o portador de deficiência não é um extra terrestre, mas sim, um ser humano com algumas limitações, mas com muita vontade de aprender e principalmente "viver".
ARTIGO:
Lista de escolas particulares que aceitam crianças portadoras de deficiência mental e motora na cidade de São Paulo.
Rede SACI
São Paulo,
Casos de instituições não especializadas que aceitam portadores de deficiência
Camila Claro
Essa reportagem foi realizada a partir de uma lista disponibilizada por Sandra Mansueti Ribeiro smmrsmmr@terra.com.br, mãe de Gabriel (portador de síndrome de Down) e Gustavo. Procuramos entender quais razões levam as instituições de ensino a recusar alunos portadores de deficiência e que restrições possuem os colégios inclusivos. Acreditamos ser esse um serviço útil não só aos pais, como também aos pesquisadores e profissionais da área. A relação abaixo está organizada segundo o nome da escola e do responsável que concedeu a entrevista.
Colégio Jean Piaget de Educação Infantil e Ensino Fundamental Campo Belo
Sônia Dreyfuss - Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental
Desde sua fundação, há 14 anos, a escola recebe crianças portadoras de todos os tipos de deficiência em salas regulares. Atualmente, estão matriculados alunos com síndrome de Down, distúrbios de comunicação, hemiplegia e comprometimentos decorrentes da hidrocefalia. Os professores estão em constante formação para aceitar a diversidade seguindo a linha construtivista adotada pelo colégio. As crianças com necessidades educacionais especiais podem receber aulas de reforço e materiais adaptados para seu caso. Antes da entrada do aluno no colégio, são feitas entrevistas com a própria criança, os pais e os profissionais que atuaram junto a ela (terapeutas, ex-professores, etc).
O endereço da instituição é R. Zacarias de Góes, 749, Campo Belo, e o telefone 5093-2056.
O valor da mensalidade varia conforme a classe.
Escola Bem me quer
Érica Mantovani - Orientadora Pedagógica
Há seis anos o colégio possui um projeto específico para a inclusão de alunos com necessidades especiais, mas desde sua fundação existem crianças com deficiência nas salas regulares. Os primeiros alunos com síndrome de Down da escola, por exemplo, já estão com 20 anos. É realizado mensalmente um curso de reciclagem para os professores interessados, que criam materiais adaptados ao caso da criança e entram em contato com os profissionais específicos da área (fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, principalmente). As salas possuem 18 alunos cada e no máximo dois deles são portadores de necessidades educacionais especiais.
O endereço da instituição é R. Prof. Atílio Inocenti 193, Itaim Bibi, telefone 3079-9411.
O valor da mensalidade do ensino fundamental é R1.
Colégio Terra Brasilis
Cláudia Ielo - Coordenadora Pedagógica
Recentemente a escola foi vendida e seus novos proprietários ainda não possuem um projeto específico para a inclusão, mas o colégio abriga diversos alunos portadores de deficiência auditiva e mental em suas classes regulares.
O endereço da instituição é estrada Benedito Cesário de Oliveira 202, Vila Iasi, Taboão da Serra, telefone 4137-7342.
O valor da mensalidade do ensino infantil é R9, da 1 à 4 série, R0 e da 5 a 8, R0.
Lucas leal , Pedro Luis e Carlos Victor
FUNDAESP Uberaba
ResponderExcluirA FUNDAESP(Fundação de Assistência ao Especial Caminhar de Uberaba) é uma instituição sem fins lucrativos e foi criada em 1.999 pela professora Claudia Simone de Oliveira, com a missão de impulsionar o desenvolvimento de pessoas que involuntariamente apresentem baixo desempenho e inseri-las no meio social à partir de suas próprias famílias e comunidades a que pertençam, através da reabilitação, educação e treinamento para o trabalho.
No ano 2.000 a Fundação foi considerada de Utilidade pública pela lei nº 7.783, cuja finalidade é fornecer o atendimento Clínico e Pedagógico a pessoas com necessidades especiais.
O Objetivo desse trabalho é Promover a melhor qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, tornando-os ativos e independentes na realização de suas atividades e proporcionando educação e reabilitação através de uma equipe interdisciplinar, formada por profissionais da saúde e pedagogia.
Para tanto a equipe da FUNDAESP é formada por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, neurologista, psiquiatra, pediatra, ortopedista, enfermeiros e odontopediatra.
Lygiane.