quarta-feira, 14 de outubro de 2009

3º TRIMESTRE (6ª POSTAGEM) - “RESPEITAR O IDOSO É RESPEITAR O SEU PRÓPRIO FUTURO” (Avaliação Parcial)

De acordo com o Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil terá 55,5 milhões de idosos em 2040, ou seja, eles serão praticamente três (2,7) a cada dez pessoas. Essa é uma tendência mundial. Na América Latina, entre os anos 2000 e 2025, o número de idosos passará de 40 milhões para 96 milhões.

Isso significa que você vai viver muitos e muitos anos. Há quem diga que chegará o dia em que as pessoas vão viver 150 anos. Dessa forma, você também corre o risco de se sentir sozinho, alguns dias, por não ter com quem conversar. Imagine-se daqui a 60 anos! Nessa época, as crianças estarão brincando com outros videogames e vão gostar de assistir ao que você já não tem mais idade para gostar. Como vai ser?

Parece triste, né? E não se iluda. Esse tipo de problema não pode e não será resolvido por tecnologia nenhuma como muitas pessoas pensam que acontecerá com outros problemas. Essa questão será solucionada com um processo bem mais barato a partir da construção de uma cultura diferente. Por exemplo, se você trata bem os mais velhos, seus irmãos, primos, amigos, colegas, enfim, todos à sua volta vão enxergá-lo como um modelo, os mais novos vão crescer cercados por exemplos como o seu e certamente vão seguir a mesma fórmula.




À medida em que isso se tornar comum, natural, quando chegar a sua vez de ser velhinho, vai ser a coisa mais normal do mundo a integração entre gerações, as conversas, trocas de experiências, a curiosidade de saber como eram as coisas no passado e as diversões e atividades que todos possam ter juntos.

É legal aprender uma receita nova com a vovó, ver um filme com o vovô, confeccionar algum presentinho para eles, ajudar com alguma atividade como cuidar da horta, ler um livro que eles leram quando eram mais novos. Lembre-se de ser gentil e ouvir com boa vontade as histórias de senhoras e senhores mais velhos. Isso não só vai fazer um bem danado para eles, como para você também, acredite.

O idoso não quer pena, nem compaixão. Quer a mesmíssima coisa que todos nós, crianças, jovens e adultos também queremos: atenção, carinho, respeito e uma chance que seja de demonstrar a capacidade de ser útil e produtivo.

Então vamos agora ao nosso trabalho!

O tema dele será o seguinte:

“RESPEITAR O IDOSO É RESPEITAR O SEU PRÓPRIO FUTURO”.

A partir deste tema vocês desenvolverão o trabalho não só baseado naquilo que já foi trabalhado aqui em nosso blog como também através da maneira que vocês acharem mais interessante. Vocês poderão elaborar o trabalho a partir de pesquisas em revistas e livros, entrevistas, histórias em quadrinhos, produção textual ou da maneira que preferirem para abordar o tema sugerido. Qualquer uma das formas de produção do trabalho será válida desde que esteja de acordo com o tema.

O trabalho terá de ser pbrigatoriamente de maneira escrita. (Poderá ser feito em dupla e a data de entrega será até o próximo dia 30 de outubro).

Bom Trabalho!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário