terça-feira, 15 de setembro de 2009

3º TRIMESTRE (3ª POSTAGEM) - ATIVIDADE DE REAVALIAÇÃO

A atividade de reavaliação deste trimestre consistirá na escolha de uma das postagens do 2º trimestre para que vocês possam se aprofundar mais detalhadamente.

Exemplo: Vocês escolherão uma das postagens e, em seguida, pesquisarão e escreverão mais sobre o assunto escolhido.

A atividade deverá ser feita de forma individual e escrita (tendo que ter no mínimo 20 linhas produzidas até o final da aula).

LEMBREM-SE: Essa atividade é referente a nota de recuperação. O não cumprimento da atividade consistirá em zero.

2 comentários:

  1. O CERRADO BRASILEIRO

    É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece sua biodiversidade .

    Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal.O cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Atualmente, vivem ali cerca de 20 milhões de pessoas. Essa população é majoritariamente urbana e enfrenta problemas como desemprego, falta de habitação e poluição, entre outros. A atividade garimpeira, por exemplo, intensa na região, contaminou os rios de mercúrio e contribuiu para seu assoreamento. A mineração favoreceu o desgaste e a erosão dos solos. Na economia, também se destaca a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão, que começa a se expandir principalmente a partir da década de 80. Nos últimos 30 anos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do cerrado. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas.

    Pequenas árvores de troncos torcidos e recurvados e de folhas grossas, esparsas em meio a uma vegetação rala e rasteira, misturando-se, às vezes, com campos limpos ou matas de árvores não muito altas – esses são os Cerrados, uma extensa área de cerca de 200 milhões de hectares, equivalente, em tamanho, a toda a Europa Ocidental. A paisagem é agressiva, e por isso, durante muito tempo, foi considerada uma área perdida para a economia do país.



    PEDRO LUIS E SAULO

    ResponderExcluir
  2. Postagem Recusada...
    By: Fernanda Hollanda, Bruna Suely e Maria Eduarda Vaz.

    ResponderExcluir