quarta-feira, 23 de setembro de 2009

3º TRIMESTRE (4ª POSTAGEM) - A SOCIEDADE PESTALOZZI DO RECIFE

A Sociedade Pestalozzi do Recife, mantenedora da I Unidade de Treinamento Olívia Pereira, gerencia-se por doações de sócios e convênio firmado com a Prefeitura da Cidade do Recife através da Secretaria Municipal de Educação. O referido convênio abrange a cessão de professores qualificados em educação especial, vigilância, merenda escolar e material de limpeza.
Acreditando no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos a instituição investe na escolarização como suporte para iniciação à profissionalização. Com apoio técnico-pedagógico de nível interdisciplinar, as propostas de ensino objetivam atender as reais necessidades dos alunos.
A inserção social do indivíduo implica em torná-lo autônomo para exercer como cidadão seus direitos e deveres.
A iniciação à profissionalização significa uma porta de entrada para a sociedade produtiva.
A Oficina de Artes desenvolve atualmente o projeto Arte Decorativa, que divide-se em Pintura em Papel, Pintura em Tecido, Cestaria e Tapeçaria.

Agora que vocês conheceram um pouco mais sobre a Sociedade Pestalozzi do Recifegostaria que vocês pesquisasem sobre o seguinte:



01 - Quais as atividades realizadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
02 - Quais são as metas objetivadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
03 - Quais são os serviços prestados pela Sociedade Pestalozzi do Recife?

7 comentários:

  1. 01 - Quais as atividades realizadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
    02 - Quais são as metas objetivadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
    03 - Quais são os serviços prestados pela Sociedade Pestalozzi do Recife?

    r=

    Em 1997, a Secretaria Municipal de Educação do Recife em convênio com a Universidade Católica de Pernambuco promoveram o curso de Pós-Graduação
    (latu-sensu) em Educação Especial para alguns professores da Rede Municipal que trabalhavam nessa área. A Sociedade Pestalozzi, objetivando divulgar a pesquisa em Educação Especial, apresenta aqui resumos de monografias dos profissionais que participaram do referido curso e que trabalham na instituição.

    A importância para o professor de alunos com Síndrome de Down em
    familiarizar-se com alguns aspectos da maturidade lógica e a aprendizagem matemática: Um estudo em duas classes especiais no Recife.


    Kátia Cristina Bezerra Moura
    Professora de Educação Especial da Sociedade Pestalozzi
    do Recife. Pedagoga e Especialista em Educação Especial



    O objetivo deste trabalho foi averiguar alguns aspectos da maturidade lógica
    de alunos com a Síndrome de Down e sua aprendizagem matemática como possibilidade de uma intervenção pedagógica a partir da evolução real dos alunos. Foram escolhidos: 5 turmas especiais, 5 professores e um aluno de cada turma de uma escola pública e outra privada. Para a coleta de dados, utilizou-se os registros dos professores nas fichas individuais dos alunos, Tarefas de Conservação de Quantidades Físicas, além da Escala Colúmbia de Maturidade Intelectual e entrevistas com os educadores sobre aprendizagem matemática. Constatou-se que os sujeitos pesquisados encontravam-se em níveis de conservação incompatíveis com as idades cronológicas, no entanto, comprovou-se a relação entre maturidade intelectual e os níveis alcançados por esses alunos. A Escala Colúmbia de Maturidade Intelectual demonstrou ser de fácil aplicação fornecendo dados relevantes a respeito da aptidão de raciocínio geral, inclusive a nível de média com relação à idade mental. Verificou-se ainda que, a percepção dos docentes em relação ao conhecimento matemático, difere dos graus de conservação atingidos pelos discentes, tal discrepância de compreensão provavelmente deve-se à fatores tais como: preparação profissional inadequada, apoio técnico insuficiente, falta de atualização profissional.

    UM OLHAR SOBRE A SEXUALIDADE DO DEFICIENTE MENTAL
    EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO RECIFE
    Maria do Carmo Rocha dos Santos Costa
    Professora de Educação Especial da Sociedade Pestalozzi do Recife,
    Pedagoga e Especialista em Educação Especial.



    pedro luis , gabriel fernandes e renato borges .

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  2. ATIVIDADES:

    A Sociedade Pestalozzi do Recife, mantenedora
    da I Unidade de Treinamento Olívia Pereira, gerencia-se
    por doações de sócios e convênio firmado com a
    Prefeitura da Cidade do Recife através da Secretaria
    Municipal de Educação. O referido convênio abrange a
    cessão de professores qualificados em educação especial,
    vigilância, merenda escolar e material de limpeza.
    Acreditando no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos a instituição investe na escolarização como suporte para
    iniciação à profissionalização. Com apoio técnico-pedagógico de nível interdisciplinar, as propostas de ensino
    objetivam atender as reais necessidades dos alunos.
    A inserção social do indivíduo implica em torná-lo autônomo para exercer como cidadão seus direitos e deveres.
    A iniciação à profissionalização significa uma porta de entrada para a sociedade produtiva.
    A Oficina de Artes desenvolve atualmente o projeto Arte Decorativa, que divide-se em Pintura em Papel, Pintura em
    Tecido, Cestaria e Tapeçaria.

    METAS:

    A ngariar recursos financeiros partindo de
    campanhas de divulgação abertas ao público.

    R ealizar avaliação pedagógica e psicológica
    com os alunos, objetivando redimensionar
    a prática educativa.

    A rticular com instituições privadas e públicas,
    visando a possibilidade de estabelecer
    convênios nas áreas de Fonoaudiologia,
    Fisioterapia e Educação Física.

    P ossibilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho, através de um projeto de divulgação
    e sensibilização às empresas públicas e privadas.

    F ortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, através de grupos interativos.

    G arantir espaço para formação de grupos de estudos com profissionais da área escolar.

    SERVIÇOS:

    PSICOLOGIA - Na Sociedade Pestalozzi do Recife, o setor de Psicologia desenvolve as seguintes atividades:
    A tendimento Individual aos alunos atravês de uma abordagem breve, a partir de conteúdos emergenciais, vivenciados pelos mesmos em sua esfera , família - escola - Sociedade.
    A tendimento em grupo aos alunos, quando necessário, com a execução de atividades lúdicas mediante temas que são comuns a todos.

    A companhamento mais incisivo àqueles que mantêm com a instituição uma relação escola-família.
    I ntervenção dinâmica com aconselhamento aos familiares.
    I ntervenção com os professores para elaboração e/ou modificações das atividades em sala de aula através de reuniões pedagógicas.
    T riagem psicológica, mediante avaliação, objetivando avaliar o grau e as dificuldades trazidas pelo aluno, para encaminhá-lo à sala de aula.
    E ncaminhamento a outros profissionais da área médica para atendimento ou esclarecimento de quaisquer dúvidas fora do nosso alcance, assim como, à outras instituições para matrícula
    quando a deficiência e/ou dificuldade trazida apresenta aspectos
    não atendidos pela escola (deficiência grave, acentuada, etc.).


    ___
    Camila Dias & Breno Nery

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  3. A Sociedade Pestalozzi do Recife, entidade civil
    sem fins lucrativos, filiada a FENASP (Federação
    Nacional das Sociedades Pestalozzi) surgiu no
    dia 06 de dezembro de 1976 na sede do
    Departamento de Formação para o Trabalho
    (Recife-PE) a partir do desejo de um grupo de
    pessoas envolvidas com educação especial
    (profissionais/pais) que objetivavam implantar uma
    escola profissionalizante destinada a atender
    especificamente jovens, a partir dos 14 anos e adultos com deficiência mental, na tentativa de prepará-los
    para o mercado de trabalho.
    gabriel rolim

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  4. PSICOLOGIA - Na Sociedade Pestalozzi do Recife, o setor de Psicologia desenvolve as seguintes atividades:
    A tendimento Individual aos alunos atravês de uma abordagem breve, a partir de conteúdos emergenciais, vivenciados pelos mesmos em sua esfera , família - escola - Sociedade.
    A tendimento em grupo aos alunos, quando necessário, com a execução de atividades lúdicas mediante temas que são comuns a todos.

    A companhamento mais incisivo àqueles que mantêm com a instituição uma relação escola-família.
    I ntervenção dinâmica com aconselhamento aos familiares.
    I ntervenção com os professores para elaboração e/ou modificações das atividades em sala de aula através de reuniões pedagógicas.
    T riagem psicológica, mediante avaliação, objetivando avaliar o grau e as dificuldades trazidas pelo aluno, para encaminhá-lo à sala de aula.
    E ncaminhamento a outros profissionais da área médica para atendimento ou esclarecimento de quaisquer dúvidas fora do nosso alcance, assim como, à outras instituições para matrícula
    quando a deficiência e/ou dificuldade trazida apresenta aspectos
    não atendidos pela escola (deficiência grave, acentuada, etc.).

    Marina, Rebeka, Diogo, Jarlesson

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  5. 1) Para a coleta de dados, utilizou-se os registros dos professores nas fichas individuais dos alunos, Tarefas de Conservação de Quantidades Físicas, além da Escala Colúmbia de Maturidade Intelectual e entrevistas com os educadores sobre aprendizagem matemática.
    2)O objetivo deste trabalho foi averiguar alguns aspectos da maturidade lógica
    de alunos com a Síndrome de Down e sua aprendizagem matemática como possibilidade de uma intervenção pedagógica a partir da evolução real dos alunos.
    3)A tendimento Individual aos alunos atravês de uma abordagem breve, a partir de conteúdos emergenciais, vivenciados pelos mesmos em sua esfera , família - escola - Sociedade.
    A tendimento em grupo aos alunos, quando necessário, com a execução de atividades lúdicas mediante temas que são comuns a todos.

    A companhamento mais incisivo àqueles que mantêm com a instituição uma relação escola-família.
    I ntervenção dinâmica com aconselhamento aos familiares.São alguns dos serviços pretados.

    aluno:lucas leal

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  6. 01.A Oficina de Artes desenvolve atualmente o projeto Arte Decorativa, que divide-se em Pintura em Papel, Pintura em
    Tecido, Cestaria e Tapeçaria.
    02.A ngariar recursos financeiros partindo de
    campanhas de divulgação abertas ao público.
    R ealizar avaliação pedagógica e psicológica
    com os alunos, objetivando redimensionar
    a prática educativa.
    A rticular com instituições privadas e públicas,
    visando a possibilidade de estabelecer
    convênios nas áreas de Fonoaudiologia,
    Fisioterapia e Educação Física.
    P ossibilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho, através de um projeto de divulgação
    e sensibilização às empresas públicas e privadas.
    F ortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, através de grupos interativos.
    G arantir espaço para formação de grupos de estudos com profissionais da área escolar
    03.
    A tendimento Individual aos alunos atravês de uma abordagem breve, a partir de conteúdos emergenciais, vivenciados pelos mesmos em sua esfera , família - escola - Sociedade.
    A tendimento em grupo aos alunos, quando necessário, com a execução de atividades lúdicas mediante temas que são comuns a todos.

    A companhamento mais incisivo àqueles que mantêm com a instituição uma relação escola-família.
    I ntervenção dinâmica com aconselhamento aos familiares.
    I ntervenção com os professores para elaboração e/ou modificações das atividades em sala de aula através de reuniões pedagógicas.
    T riagem psicológica, mediante avaliação, objetivando avaliar o grau e as dificuldades trazidas pelo aluno, para encaminhá-lo à sala de aula.
    E ncaminhamento a outros profissionais da área médica para atendimento ou esclarecimento de quaisquer dúvidas fora do nosso alcance, assim como, à outras instituições para matrícula
    quando a deficiência e/ou dificuldade trazida apresenta aspectos
    não atendidos pela escola (deficiência grave, acentuada, etc.).

    alunas. thayanne souza e Bruna de Siqueira 7 ano

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  7. PEDRO ASAFE



    A Associação Pestalozzi do Recife entidade filantrópica sem fins lucrativos, atende a 160 jovens e adultos com deficiência intelectual a partir dos 14 anos, na sua maioria encaminhados por outras instituições, oriundos de família com renda média e baixa, sendo esta última predominante.
    Mantém Convênio com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife que nos sede os profissionais, vigilantes, merenda, material de limpeza e escolar. Tem por missão oferecer Oficinas Profissionalizantes e Programa de Qualificação Profissional com vista ao ingresso no mercado de trabalho. Funciona no turno da manhã das 8:00h às 12:00h, no turno da tarde das 13:00h às 17:00h e no turno da noite das 17:00h às 21:00h.
    O aluno ao ingressar na nossa Instituição passa por uma triagem realizada pela psicóloga, em seguida as pedagogas através de observação avaliam o seu desempenho.


    ESCLARECIMENTO

    Hoje em todo Brasil, existem mais de 100 Associações Pestalozzi. Todas possuem o mesmo nome e homenageiam o suíço John Henrich Pestalozzi, porém, são totalmente independentes financeira e administrativamente.
    A Pestalozzi do Recife é mantida unicamente pelos recursos conseguidos através do apoio da sociedade do Recife e do Convênio com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife. Não recebemos apoio, nem mantemos ligação com nenhuma instituição religiosa, e isso pode ser logo notado pela pequena estrutura que temos em nossa sede. Além das informações em nosso blog (www.pestalozzirecife.blogspot.com) sobre a nossa Instituição, o sr.(a) pode acessar o site da FENASP – Federação Nacional das Associações Pestalozzi, onde consta todo o histórico de todas as Pestalozzi´s no Brasil: www.fenasp.org.br

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