
Acreditando no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos a instituição investe na escolarização como suporte para iniciação à profissionalização. Com apoio técnico-pedagógico de nível interdisciplinar, as propostas de ensino objetivam atender as reais necessidades dos alunos.
A inserção social do indivíduo implica em torná-lo autônomo para exercer como cidadão seus direitos e deveres.
A iniciação à profissionalização significa uma porta de entrada para a sociedade produtiva.
A Oficina de Artes desenvolve atualmente o projeto Arte Decorativa, que divide-se em Pintura em Papel, Pintura em Tecido, Cestaria e Tapeçaria.
Agora que vocês conheceram um pouco mais sobre a Sociedade Pestalozzi do Recifegostaria que vocês pesquisasem sobre o seguinte:
01 - Quais as atividades realizadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
02 - Quais são as metas objetivadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
03 - Quais são os serviços prestados pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
01 - Quais as atividades realizadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
ResponderExcluir02 - Quais são as metas objetivadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
03 - Quais são os serviços prestados pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
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Em 1997, a Secretaria Municipal de Educação do Recife em convênio com a Universidade Católica de Pernambuco promoveram o curso de Pós-Graduação
(latu-sensu) em Educação Especial para alguns professores da Rede Municipal que trabalhavam nessa área. A Sociedade Pestalozzi, objetivando divulgar a pesquisa em Educação Especial, apresenta aqui resumos de monografias dos profissionais que participaram do referido curso e que trabalham na instituição.
A importância para o professor de alunos com Síndrome de Down em
familiarizar-se com alguns aspectos da maturidade lógica e a aprendizagem matemática: Um estudo em duas classes especiais no Recife.
Kátia Cristina Bezerra Moura
Professora de Educação Especial da Sociedade Pestalozzi
do Recife. Pedagoga e Especialista em Educação Especial
O objetivo deste trabalho foi averiguar alguns aspectos da maturidade lógica
de alunos com a Síndrome de Down e sua aprendizagem matemática como possibilidade de uma intervenção pedagógica a partir da evolução real dos alunos. Foram escolhidos: 5 turmas especiais, 5 professores e um aluno de cada turma de uma escola pública e outra privada. Para a coleta de dados, utilizou-se os registros dos professores nas fichas individuais dos alunos, Tarefas de Conservação de Quantidades Físicas, além da Escala Colúmbia de Maturidade Intelectual e entrevistas com os educadores sobre aprendizagem matemática. Constatou-se que os sujeitos pesquisados encontravam-se em níveis de conservação incompatíveis com as idades cronológicas, no entanto, comprovou-se a relação entre maturidade intelectual e os níveis alcançados por esses alunos. A Escala Colúmbia de Maturidade Intelectual demonstrou ser de fácil aplicação fornecendo dados relevantes a respeito da aptidão de raciocínio geral, inclusive a nível de média com relação à idade mental. Verificou-se ainda que, a percepção dos docentes em relação ao conhecimento matemático, difere dos graus de conservação atingidos pelos discentes, tal discrepância de compreensão provavelmente deve-se à fatores tais como: preparação profissional inadequada, apoio técnico insuficiente, falta de atualização profissional.
UM OLHAR SOBRE A SEXUALIDADE DO DEFICIENTE MENTAL
EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO RECIFE
Maria do Carmo Rocha dos Santos Costa
Professora de Educação Especial da Sociedade Pestalozzi do Recife,
Pedagoga e Especialista em Educação Especial.
pedro luis , gabriel fernandes e renato borges .
ATIVIDADES:
ResponderExcluirA Sociedade Pestalozzi do Recife, mantenedora
da I Unidade de Treinamento Olívia Pereira, gerencia-se
por doações de sócios e convênio firmado com a
Prefeitura da Cidade do Recife através da Secretaria
Municipal de Educação. O referido convênio abrange a
cessão de professores qualificados em educação especial,
vigilância, merenda escolar e material de limpeza.
Acreditando no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos a instituição investe na escolarização como suporte para
iniciação à profissionalização. Com apoio técnico-pedagógico de nível interdisciplinar, as propostas de ensino
objetivam atender as reais necessidades dos alunos.
A inserção social do indivíduo implica em torná-lo autônomo para exercer como cidadão seus direitos e deveres.
A iniciação à profissionalização significa uma porta de entrada para a sociedade produtiva.
A Oficina de Artes desenvolve atualmente o projeto Arte Decorativa, que divide-se em Pintura em Papel, Pintura em
Tecido, Cestaria e Tapeçaria.
METAS:
A ngariar recursos financeiros partindo de
campanhas de divulgação abertas ao público.
R ealizar avaliação pedagógica e psicológica
com os alunos, objetivando redimensionar
a prática educativa.
A rticular com instituições privadas e públicas,
visando a possibilidade de estabelecer
convênios nas áreas de Fonoaudiologia,
Fisioterapia e Educação Física.
P ossibilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho, através de um projeto de divulgação
e sensibilização às empresas públicas e privadas.
F ortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, através de grupos interativos.
G arantir espaço para formação de grupos de estudos com profissionais da área escolar.
SERVIÇOS:
PSICOLOGIA - Na Sociedade Pestalozzi do Recife, o setor de Psicologia desenvolve as seguintes atividades:
A tendimento Individual aos alunos atravês de uma abordagem breve, a partir de conteúdos emergenciais, vivenciados pelos mesmos em sua esfera , família - escola - Sociedade.
A tendimento em grupo aos alunos, quando necessário, com a execução de atividades lúdicas mediante temas que são comuns a todos.
A companhamento mais incisivo àqueles que mantêm com a instituição uma relação escola-família.
I ntervenção dinâmica com aconselhamento aos familiares.
I ntervenção com os professores para elaboração e/ou modificações das atividades em sala de aula através de reuniões pedagógicas.
T riagem psicológica, mediante avaliação, objetivando avaliar o grau e as dificuldades trazidas pelo aluno, para encaminhá-lo à sala de aula.
E ncaminhamento a outros profissionais da área médica para atendimento ou esclarecimento de quaisquer dúvidas fora do nosso alcance, assim como, à outras instituições para matrícula
quando a deficiência e/ou dificuldade trazida apresenta aspectos
não atendidos pela escola (deficiência grave, acentuada, etc.).
___
Camila Dias & Breno Nery
A Sociedade Pestalozzi do Recife, entidade civil
ResponderExcluirsem fins lucrativos, filiada a FENASP (Federação
Nacional das Sociedades Pestalozzi) surgiu no
dia 06 de dezembro de 1976 na sede do
Departamento de Formação para o Trabalho
(Recife-PE) a partir do desejo de um grupo de
pessoas envolvidas com educação especial
(profissionais/pais) que objetivavam implantar uma
escola profissionalizante destinada a atender
especificamente jovens, a partir dos 14 anos e adultos com deficiência mental, na tentativa de prepará-los
para o mercado de trabalho.
gabriel rolim
PSICOLOGIA - Na Sociedade Pestalozzi do Recife, o setor de Psicologia desenvolve as seguintes atividades:
ResponderExcluirA tendimento Individual aos alunos atravês de uma abordagem breve, a partir de conteúdos emergenciais, vivenciados pelos mesmos em sua esfera , família - escola - Sociedade.
A tendimento em grupo aos alunos, quando necessário, com a execução de atividades lúdicas mediante temas que são comuns a todos.
A companhamento mais incisivo àqueles que mantêm com a instituição uma relação escola-família.
I ntervenção dinâmica com aconselhamento aos familiares.
I ntervenção com os professores para elaboração e/ou modificações das atividades em sala de aula através de reuniões pedagógicas.
T riagem psicológica, mediante avaliação, objetivando avaliar o grau e as dificuldades trazidas pelo aluno, para encaminhá-lo à sala de aula.
E ncaminhamento a outros profissionais da área médica para atendimento ou esclarecimento de quaisquer dúvidas fora do nosso alcance, assim como, à outras instituições para matrícula
quando a deficiência e/ou dificuldade trazida apresenta aspectos
não atendidos pela escola (deficiência grave, acentuada, etc.).
Marina, Rebeka, Diogo, Jarlesson
1) Para a coleta de dados, utilizou-se os registros dos professores nas fichas individuais dos alunos, Tarefas de Conservação de Quantidades Físicas, além da Escala Colúmbia de Maturidade Intelectual e entrevistas com os educadores sobre aprendizagem matemática.
ResponderExcluir2)O objetivo deste trabalho foi averiguar alguns aspectos da maturidade lógica
de alunos com a Síndrome de Down e sua aprendizagem matemática como possibilidade de uma intervenção pedagógica a partir da evolução real dos alunos.
3)A tendimento Individual aos alunos atravês de uma abordagem breve, a partir de conteúdos emergenciais, vivenciados pelos mesmos em sua esfera , família - escola - Sociedade.
A tendimento em grupo aos alunos, quando necessário, com a execução de atividades lúdicas mediante temas que são comuns a todos.
A companhamento mais incisivo àqueles que mantêm com a instituição uma relação escola-família.
I ntervenção dinâmica com aconselhamento aos familiares.São alguns dos serviços pretados.
aluno:lucas leal
01.A Oficina de Artes desenvolve atualmente o projeto Arte Decorativa, que divide-se em Pintura em Papel, Pintura em
ResponderExcluirTecido, Cestaria e Tapeçaria.
02.A ngariar recursos financeiros partindo de
campanhas de divulgação abertas ao público.
R ealizar avaliação pedagógica e psicológica
com os alunos, objetivando redimensionar
a prática educativa.
A rticular com instituições privadas e públicas,
visando a possibilidade de estabelecer
convênios nas áreas de Fonoaudiologia,
Fisioterapia e Educação Física.
P ossibilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho, através de um projeto de divulgação
e sensibilização às empresas públicas e privadas.
F ortalecer a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, através de grupos interativos.
G arantir espaço para formação de grupos de estudos com profissionais da área escolar
03.
A tendimento Individual aos alunos atravês de uma abordagem breve, a partir de conteúdos emergenciais, vivenciados pelos mesmos em sua esfera , família - escola - Sociedade.
A tendimento em grupo aos alunos, quando necessário, com a execução de atividades lúdicas mediante temas que são comuns a todos.
A companhamento mais incisivo àqueles que mantêm com a instituição uma relação escola-família.
I ntervenção dinâmica com aconselhamento aos familiares.
I ntervenção com os professores para elaboração e/ou modificações das atividades em sala de aula através de reuniões pedagógicas.
T riagem psicológica, mediante avaliação, objetivando avaliar o grau e as dificuldades trazidas pelo aluno, para encaminhá-lo à sala de aula.
E ncaminhamento a outros profissionais da área médica para atendimento ou esclarecimento de quaisquer dúvidas fora do nosso alcance, assim como, à outras instituições para matrícula
quando a deficiência e/ou dificuldade trazida apresenta aspectos
não atendidos pela escola (deficiência grave, acentuada, etc.).
alunas. thayanne souza e Bruna de Siqueira 7 ano
PEDRO ASAFE
ResponderExcluirA Associação Pestalozzi do Recife entidade filantrópica sem fins lucrativos, atende a 160 jovens e adultos com deficiência intelectual a partir dos 14 anos, na sua maioria encaminhados por outras instituições, oriundos de família com renda média e baixa, sendo esta última predominante.
Mantém Convênio com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife que nos sede os profissionais, vigilantes, merenda, material de limpeza e escolar. Tem por missão oferecer Oficinas Profissionalizantes e Programa de Qualificação Profissional com vista ao ingresso no mercado de trabalho. Funciona no turno da manhã das 8:00h às 12:00h, no turno da tarde das 13:00h às 17:00h e no turno da noite das 17:00h às 21:00h.
O aluno ao ingressar na nossa Instituição passa por uma triagem realizada pela psicóloga, em seguida as pedagogas através de observação avaliam o seu desempenho.
ESCLARECIMENTO
Hoje em todo Brasil, existem mais de 100 Associações Pestalozzi. Todas possuem o mesmo nome e homenageiam o suíço John Henrich Pestalozzi, porém, são totalmente independentes financeira e administrativamente.
A Pestalozzi do Recife é mantida unicamente pelos recursos conseguidos através do apoio da sociedade do Recife e do Convênio com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife. Não recebemos apoio, nem mantemos ligação com nenhuma instituição religiosa, e isso pode ser logo notado pela pequena estrutura que temos em nossa sede. Além das informações em nosso blog (www.pestalozzirecife.blogspot.com) sobre a nossa Instituição, o sr.(a) pode acessar o site da FENASP – Federação Nacional das Associações Pestalozzi, onde consta todo o histórico de todas as Pestalozzi´s no Brasil: www.fenasp.org.br