
Semana passada vimos a questão da obesidade e que ela pode ser causada por uma alimentação não muito saudável.
Sabemos o quanto é gostoso nos alimentarmos de coisas ditas como "não saudáveis" e quanto é tentador esse tipo de alimentação.
Mas devemos manter o hábito de sempre que possível nos alimentarmos também com alimentos ricos em proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rico em vitaminas.
Mas o que danado são carboidratos? gorduras? fibras?
Pesquisem a definição (o que quer dizer) cada um desses termos e em seguida cite exemplos de alimentos que possuem.
01 - Proteínas;
02 - Carboidratos;
03 - Gorduras;
04 - Fibras;
05 - Minerais;
06 - Vitaminas.
PROTEÍNAS:
ResponderExcluir- Proteínas simples - São também denominadas de homoproteínas e são constituídas, exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Pode-se mencionar como exemplo:
As Albuminas
- São as de menor peso molecular
- São encontradas nos animais e vegetais.
- São solúveis na água.
Exemplos: albumina do plasma sangüíneo e da clara do ovo.
As Globulinas
- Possuem um peso molecular um pouco mais elevado.
- São encontradas nos animais e vegetais
- São solúveis em água salgada.
Exemplos: anticorpos e fibrinogênio.
As Escleroproteínas ou proteínas fibrosas
- Possuem peso molecular muito elevado.
- São exclusivas dos animais.
- São insolúveis na maioria dos solventes orgânicos.
Exemplos: colágeno, elastina e queratina.
Proteínas Conjugadas
- São também denominadas heteroproteínas. As proteínas conjugadas são constituídas por aminoácidos mais outro componente não-protéico, chamado grupo prostético.
CARBOIDRATOS:
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
- Fonte de energia;
- Reserva de energia;
- Estrutural;
- Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas
GORDURAS:
Gorduras são moléculas incapazes de se misturar com água. Gorduras são as formas mais eficientes de armazenamento de energia.
Tipos de gorduras
As gorduras são classificadas em tipos de acordo com sua composição química.
Triglicerídeos: são usados para armazenar energia nas células adiposas. Formados por uma molécula de glicerol condensada com 03 moléculas de ácidos graxos.
Ácidos graxos: são longas cadeias de carbono e hidrogênio que constituem os triglicerídeos. Classificados em:
Ácidos graxos saturados: Possuem longas cadeias retas, pois as ligações entre os átomos são simples. Geralmente são sólidos a temperatura ambiente.
Ácidos graxos monoinsaturados: Possuem longas cadeias com uma dobra, pois existe uma ligação dupla entre seus átomos. Geralmente líquidos a temperatura ambiente.
Ácidos graxos poliinsaturados. Possuem longas cadeias com mais de uma dobra, pois existem duas ou mais ligações duplas entre seus átomos. Geralmente líquidos a temperatura ambiente.
Colesterol: tipo de gordura formada por cadeias cíclicas de carbono. Estão presentes principalmente na constituição das membranas celulares e possuem papel no metabolismo de hormônios esteróides.
FIBRAS:
As fibras alimentares são nutrientes presentes nos alimentos de origem vegetal, tais como hortaliças (verduras e legumes), frutas, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico) e cereais (arroz, milho, cevada, trigo). Têm função específica no organismo.
___
Camila Dias, Rebeka Lopes & Jarlesson Rocha.
Alimentos Ricos em Proteínas :
ResponderExcluir1) Claras de Ovos
2) Alcatra
3) Salmão
4) Peito de Frango
5) Batata Doce
6) Bisteca de Porco
7) Aspargos...
Alimentos ricos em :
Feijões
Ervilhas
Legumes
Aveia
Citrinos
Morangos
Cenouras
Bananas
By: Bruna Suely, Bruna de Siqueira, Fernanda Hollanda e Maria Eduarda.
01. Proteínas: As Proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atômica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas
ResponderExcluirEx: carne vermelha, peixe, frango, ovo etc.
02. Carboidratos: Os carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos carboidratos, para cada carbono presente existem 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio, na mesma proporção existente na molécula de água. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros= água).
Ex: cereais, pães, farinhas, mandioca, doces etc.
03. Gorduras: Gorduras são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Constituem-se na fonte mais concentrada de energia nos alimentos. As gorduras pertencem a um grupo de substâncias chamadas lipídios e podem ter a forma líquida ou sólida. Todas são combinações de ácidos graxos saturados e insaturados. Podem ser classificadas como muito saturadas ou muito insaturadas, dependendo de suas proporções.
Ex: pizzas, coxinha, pastel etc.
04. Fibras: As fibras alimentares são substâncias de origem vegetal e não fornecem energia, mas são fundamentais ao funcionamento dos intestinos, embora não sejam digeridas pelas enzimas presentes naqueles órgãos.
Ex: frutas, vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais etc.
06. Vitaminas: As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Não podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades não suficientes. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes.
Alguns alimentos são gordurosos e que consequentemente ajudam a engordar e causar sérios problemas de saúde como Diabetes, câncer, entre outros distúrbios . Veja abaixo o que se deve comer para ter uma vida saudavel
ResponderExcluir01 - Proteínas;
02 - Carboidratos;
03 - Gorduras;
04 - Fibras;
05 - Minerais;
06 - Vitaminas
veja abaixo cada exemplo :
01 - carnes brancas e vermelhas;
02 - pães com trigo integral, queijos, arroz integral;
03 - azeites de oliva, óleos de canola e girassol;
04 - Frutas como manga, laranja;
05 - Leite e derivados, sardinha, outros peixes, marisco, ostra, repolho, folhas da mostarda ou da couve, alfafa e brócolis;
06 - feijão , aroz e suco de frutas naturais ;
A Alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.
ResponderExcluirAdicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão de encontro ao conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que aumenta os riscos de câncer de intestino e doenças cardiovasculares.
As orientações das pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares.
Complementação ou suplementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável,segundo estudos e consensos de especialistas. [1]
A roda dos Alimentos tem 7 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.
Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.
Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.
Como ter uma alimentação saudável? Várias respostas nos surgem. Isto porque a resposta Depende!!! Depende do que ? Depende se você é uma pessoa normal, saudável, com o peso correto e quer apenas conservar este "status", ou se pelo contrário, você tem problemas de saúde, ou tendências hereditárias a tê-los, é obeso, ou se tem propensão a engordar...
aluno:gabriel fernandes mendes
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
ResponderExcluirO que é uma "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"?....
Pensando sobre esta pergunta várias respostas nos surgem. Isto porque a resposta Depende!!! Depende do que ? Depende se você é uma pessoa normal, saudável, com o peso correto e quer apenas conservar este "status", ou se pelo contrário, você tem problemas de saúde, ou tendências hereditárias a tê-los, é obeso, ou se tem propensão a engordar...
Como o nosso objetivo é "Medicina Preventiva", não "Curativa", se você se enquadra nas pessoas doentes, ou obesas, ou com tendência familiar a ter problemas de saúde, procure seu médico para uma orientação mais precisa. Caso você esteja bem e queira continuar assim, nós recomendamos um especial cuidado com os excessos. Portanto, não abuse das gorduras, das frituras, dos doces, das bebidas alcóolicas, refrigerantes, das carnes vermelhas, etc... Isto não significa não comer os produtos acima, apenas Cuidado! Lembre-se que as gorduras (cada grama tem 9 calorias), aqui um especial cuidado com as gorduras animais, e com as "Ocultas", disfarçadas, que nós não percebemos e comemos. Por exemplo, existe muita gordura disfarçada nas carnes, nas salsichas, linguiças, presuntos, salames, etc. Qualquer alimento frito, pelo menos triplica a quantidade de gordura contida dentro dele. Existe muita gordura no leite integral e nos seus derivados (queijos, iogurtes, etc.). As massas tão nossas amigas, podem ser feitas com muita manteiga, os molhos das macarronadas podem ser muito engordurados. Do ovo prefira a clara, pois a gema é bem engordurada (e tem colesterol). Se você gosta de doces, escolha as gelatinas e os doces de frutas que não têm gorduras (manteiga ou margarinas), leite ou ovos.
Na sua rotina alimentar coma de tudo, o prato típico do brasileiro, geralmente é um bom exemplo: arroz, feijão, salada crua, verdura cozida (com pouco óleo), um pedaço de carne (de preferência aves e peixes) e de sobremesa uma fruta. Mas como nós também gostamos de variar, vamos selecionar para vocês algumas "Receitas Saudáveis", que são as nossas velhas receitas mais adaptadas ao novo conceito Alimentar. Faça o mesmo você também, ou seja, pegue o seu Caderno de Receitas e reescreva as receitas mais Fortes. Deixe as Receitas Fortes,(feijoadas, churrascos, etc...), para dias de festa, afinal nós não somos de Ferro...
saulo e renato
proteinas- As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
ResponderExcluirthayanne
Nutrientes
ResponderExcluirNutrientes são ingredientes ou substâncias consumidas normalmente como componentes de um alimento, que proporcionam energia e ou é necessária ou contribua para o crescimento, desenvolvimento e a manutenção da saúde e da vida e ou cuja carência possa ocasionar mudanças químicas ou fisiológicas características. Bibliografia Recomendada: Alimentos – Aspectos Energéticos – Ysao Yamamura – Editora Trion.
INTEGRAIS
Os ingredientes ou alimentos, nutrientes integrais, podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada ou modificada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos.
Sendo assim, os alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, na medida em que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retida nas estruturas removidas com a refinação.
As frutas, verduras, leguminosas e cereais são os principais representantes dos alimentos integrais.
O consumo de alimentos integrais tem sido incentivado devido às vantagens nutricionais que apresentam em relação aos produtos refinados. Substituir os alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum nas orientações para uma nutrição saudável, pois possibilita melhor aproveitamento dos nutrientes que são preservados quando o processo de refino não é aplicado. Bibliografia Recomendada: Sugar Blues - William Dufty - Editora Ground.
A inclusão de alimentos integrais em planos alimentares para redução de peso, também é importante, principalmente pela retenção do conteúdo de fibras, que entre outros benefícios, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e conseqüentemente, a quantidade de alimentos ingerida.
aluna:marina soares.
Dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
ResponderExcluir01 - Proteínas;
02 - Carboidratos;
03 - Gorduras;
04 - Fibras;
05 - Minerais;
06 - Vitaminas
veja abaixo cada exemplo :
01 - carnes brancas e vermelhas;
02 - pães com trigo integral, queijos, arroz integral;
03 - azeites de oliva, óleos de canola e girassol;
04 - Frutas como manga, laranja;
05 - Leite e derivados, sardinha, outros peixes, marisco, ostra, repolho, folhas da mostarda ou da couve, alfafa e brócolis;
06 - feijão , aroz e suco de frutas naturais ;
Pedro Henrique, Lucas F. e Renato Borges.