quarta-feira, 30 de setembro de 2009

3º TRIMESTRE (5ª POSTAGEM) - SER DIFERENTE É NORMAL

SÍNDROME DE DOWN (Trissomia do Cromossomo 21)

O que é?

A síndrome de Down é a forma mais freqüente de retardo mental causada por uma aberração cromossômica microscopicamente demonstrável. É caracterizada por história natural e aspectos fenotípicos bem definidos. É causada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade ou de uma porção fundamental dele.



Características Clínicas

A síndrome de Down, uma combinação específica de características fenotípicas que inclui retardo mental e uma face típica, é causada pela existência de três cromossomos 21 (um a mais do que o normal, trissomia do 21), uma das anormalidades cromossômicas mais comuns em nascidos vivos.

É sabido, há muito tempo, que o risco de ter uma criança com trissomia do 21 aumenta com a idade materna. Por exemplo, o risco de ter um recém-nascido com síndrome de Down, se a mãe tem 30 anos é de 1 em 1.000, se a mãe tiver 40 anos, o risco é de 9 em 1.000. Na população em geral, a freqüência da síndrome de Down é de 1 para cada 650 a 1.000 recém-nascidos vivos e cerca de 85% dos casos ocorre em mães com menos de 35 anos de idade.

As pessoas com síndrome de Down costumam ser menores e ter um desenvolvimento físico e mental mais lento que as pessoas sem a síndrome. A maior parte dessas pessoas tem retardo mental de leve a moderado; algumas não apresentam retardo e se situam entre as faixas limítrofes e médias baixa, outras ainda podem ter retardo mental severo.

Existe uma grande variação na capacidade mental e no progresso desenvolvimental das crianças com síndrome de Down. O desenvolvimento motor destas crianças também é mais lento. Enquanto as crianças sem síndrome costumam caminhar com 12 a 14 meses de idade, as crianças afetadas geralmente aprendem a andar com 15 a 36 meses. O desenvolvimento da linguagem também é bastante atrasado.

Agora que vocês conheceram um pouco sobre a Síndrome de Down, pesquise uma instituição que atenda aos portadores deste distúrbio genético e traga o maior número de informações possíveis sobre ela, como por exemplo:
Nome da instituição e o seu histórico;
Que tipo de serviço esta instituição presta ao portador da síndrome;
Como podemos ajudar e outras informações que acharem relevantes.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

3º TRIMESTRE (4ª POSTAGEM) - A SOCIEDADE PESTALOZZI DO RECIFE

A Sociedade Pestalozzi do Recife, mantenedora da I Unidade de Treinamento Olívia Pereira, gerencia-se por doações de sócios e convênio firmado com a Prefeitura da Cidade do Recife através da Secretaria Municipal de Educação. O referido convênio abrange a cessão de professores qualificados em educação especial, vigilância, merenda escolar e material de limpeza.
Acreditando no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos a instituição investe na escolarização como suporte para iniciação à profissionalização. Com apoio técnico-pedagógico de nível interdisciplinar, as propostas de ensino objetivam atender as reais necessidades dos alunos.
A inserção social do indivíduo implica em torná-lo autônomo para exercer como cidadão seus direitos e deveres.
A iniciação à profissionalização significa uma porta de entrada para a sociedade produtiva.
A Oficina de Artes desenvolve atualmente o projeto Arte Decorativa, que divide-se em Pintura em Papel, Pintura em Tecido, Cestaria e Tapeçaria.

Agora que vocês conheceram um pouco mais sobre a Sociedade Pestalozzi do Recifegostaria que vocês pesquisasem sobre o seguinte:



01 - Quais as atividades realizadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
02 - Quais são as metas objetivadas pela Sociedade Pestalozzi do Recife?
03 - Quais são os serviços prestados pela Sociedade Pestalozzi do Recife?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

3º TRIMESTRE (3ª POSTAGEM) - ATIVIDADE DE REAVALIAÇÃO

A atividade de reavaliação deste trimestre consistirá na escolha de uma das postagens do 2º trimestre para que vocês possam se aprofundar mais detalhadamente.

Exemplo: Vocês escolherão uma das postagens e, em seguida, pesquisarão e escreverão mais sobre o assunto escolhido.

A atividade deverá ser feita de forma individual e escrita (tendo que ter no mínimo 20 linhas produzidas até o final da aula).

LEMBREM-SE: Essa atividade é referente a nota de recuperação. O não cumprimento da atividade consistirá em zero.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

3º TRIMESTRE (2ª POSTAGEM) - A FAUNA E A FLORA DO CERRADO



Para vocês que não sabem, dia 11 de setembro é comemorado o Dia do Cerrado. E atividade dessa semana será sobre a fauna e a flora dessa formação vegetal. Que é a segunda maior formação vegetal brasileira.
Se bem que ainda incompletamente conhecida, a flora do Cerrado é riquíssima.Tomando uma atitude conservadora, poderíamos estimar a flora do bioma do cerrado como sendo constituída por cerca de 3.000 espécies.

Em termos de riqueza de espécies, esta flora deve ser superada apenas pelas florestas amazônicas e pelas florestas atlânticas. Outra característica sua é a heterogeneidade de sua distribuição, havendo espécies mais típicas dos Cerrados da região norte, outras da região centro-oeste, outras da região sudeste etc. Por esta razão, unidades de conservação, com áreas significativas, deveriam ser criadas e mantidas nas mais diversas regiões do Domínio do Cerrado, a fim de garantir a preservação do maior número de espécies da flora deste Bioma, bem como da fauna a ela associada.
A fauna do Bioma do Cerrado é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos. Quanto aos Vertebrados, o que se conhece são, em geral, listas das espécies mais freqüentemente encontradas em áreas de Cerrado, pouco se sabendo da História Natural desses animais, do tamanho de suas populações, de sua dinâmica etc. Só muito recentemente estão surgindo alguns trabalhos científicos, dissertações e teses sobre estes assunto.
Entre os Vertebrados de maior porte encontrados em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canastra, o tatu-de-rabo-mole, o tamanduá-bandeira e o tamanduá-mirim, o veado campeiro, o cateto, a anta, o cachorro-do-mato, o cachorro-vinagre, o lobo-guará, a jaritataca, o gato mourisco, e muito raramente a onça-parda e a onça-pintada.

A atividade hoje será a seguinte:
Escolham três espécies de animais ou plantas típicas do
cerrado e pesquisem as características mais relevantes para vocês de cada um das três espécies.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

3º TRIMESTRE (1ª POSTAGEM) - EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO

Leia a seguinte história:

Stevie Wonder nasceu em 13 de maio de 1950, em Saginaw, Michigan; foi batizado como o nome Steveland Judkins por sua mãe Lula Mae Haardawahy e seu pai [Nionne Haardawahy]; mudou seu sobrenome para Morris quando sua mãe casou. Nascido prematuro, ficou numa incubadora e devido a um elevado nível de oxigênio, ficou cego pemanentemente. Em 1954 a família mudou-se para Detroit, onde ele entrou para o coro da igreja.



Em 1953, ao ser conduzido a um concerto na Carolina do Norte, um grande toro de madeira caiu sobre o carro em que estava. Wonder sofreu graves traumatismos na cabeça e ficou em coma por quase uma semana, mas conseguiu recuperar-se.
Com onze anos ele começou a gravar (sob o pseudônimo de Little Stevie Wonder) e rapidamente se tornou conhecido como um dos mais inovadores e influentes cantores/compositores de seu tempo. É também um dos mais bem sucedidos artistas da gravadora Motown. Já recebeu o Oscar de melhor canção: "I Just Called To Say I Love You", da trilha de "A Dama de Vermelho" (The Woman In Red, de Gene Wilder) e até 2004, Wonder havia recebido 21 prêmios Grammy(o maior prêmio da música).

Esta história mostra que as limitações poem muito bem ser superadas.

Agora é a sua vez de pesquisar uma história interessante sobre superação. Bom trabalho!