terça-feira, 18 de agosto de 2009

2º TRIMESTRE (10ª POSTAGEM) - PRECONCEITO RACIAL


Vocês já ouviram falar na palavra (APARTHEID)??
O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele aconteceu na África do Sul e era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo a maioria na população.



O Apartheid, atingia a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos, pois os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das dos brancos. Os casamentos entre pessoas de raças diferentes eram ilegais. Os negros geralmente trabalhavam nas minas, comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e superpovoados.
Para lutar contra essas injustiças os negros criaram uma organização clandestina, que tinha como líder Nelson Mandela. Nelson Mandela é uma das pessoas que mais combateu a discriminação racial no mundo e a atividade de hoje será a seguinte: pesquisem sobre quem é Nelson Mandela. Onde ele vive, Quem ele é e outras informações que vocês acharem interessantes.
Bom trabalho!

2º TRIMESTRE (9ª POSTAGEM) - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Semana passada vimos a questão da obesidade e que ela pode ser causada por uma alimentação não muito saudável.

Sabemos o quanto é gostoso nos alimentarmos de coisas ditas como "não saudáveis" e quanto é tentador esse tipo de alimentação.

Mas devemos manter o hábito de sempre que possível nos alimentarmos também com alimentos ricos em proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rico em vitaminas.

Mas o que danado são carboidratos? gorduras? fibras?

Pesquisem a definição (o que quer dizer) cada um desses termos e em seguida cite exemplos de alimentos que possuem.

01 - Proteínas;
02 - Carboidratos;
03 - Gorduras;
04 - Fibras;
05 - Minerais;
06 - Vitaminas.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

2º TRIMESTRE (8ª POSTAGEM) - OBESIDADE



A obesidade representa um problema caracterizado por um excessivo acúmulo de gordura nos tecidos. Se trata de um distúrbio que, além dos problemas de natureza estética e psicológica, constitui um importante risco para a saúde, e quando não corrigido, danifica o coração, as artérias (sobretudo as coronárias), o fígado, as articulações, o sistema endócrino. Uma pessoa pode ser definida como obesa quando o seu peso corpóreo supera 20% do peso considerado ideal.
No Brasil também têm aumentado o número de crianças obesas. Um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, SBEM, indica que 15% das crianças no país, são obesas

O famoso índice de massa corpórea é o melhor jeito de classificar o peso de alguém. Ele estabelece o nível de obesidade a partir da relação entre o peso e a altura da pessoa. E, quanto maior o índice, maiores são as chances de a pessoa desenvolver diversas doenças.

Como calcular o IMC

Divida seu peso pela altura ao quadrado.

Resultado:

• 18,25 a 24,9: peso saudável
• 25 a 29,9: sobrepeso. Recomenda-se emagrecer com a ajustes na dieta.
• 30 a 34,9: obesidade grau I
• 35 a 39,9: obesidade grau II
Se necessário, aqui podem entrar alguns medicamentos para ajudar a emagrecer.
• Acima de 40: obesidade mórbida.

Há casos da obesidade, existem algumas medidas(dicas) que podem ajudar no combate a esse problema. Agora é com vocês!

Pesquisem essas dicas e em seguida publiquem em nosso blog. Bom trabalho!

domingo, 2 de agosto de 2009

2º TRIMESTRE (7ª POSTAGEM) - OS IDOSOS SÃO DIFERENTES?



Os idosos são quase 20 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.
A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos.
Porém sabemos que a falta de respeito as pessoas idosas ainda é muito grande. Devemos reconhecê-los como pessoas experientes. É preciso honrar pai e mãe e principalmente nossos avós.
Muitas vezes o idoso não precisa de muita coisa. Precisa apenas de um aperto de mão, de um olhar, de um sorriso, de um abraço. A bengala mais segura é o braço de um filho, de um amigo, de um vizinho. Aos idosos, devemos procurar dar sempre o melhor. A eles e elas devemos dar os assentos no ônibus, nas Igrejas, mas principalmente seja-lhes concedido respeito, honra e lugar na nossa sociedade.
Os idosos têm experiências e sabedoria para enriquecerem a sociedade de hoje. Velhice não é peso, é dom; não é decadência, é oportunidade; não é doença, é uma etapa normal da vida.


Depois da leitura desse texto sabemos o quanto é importante cuidarmos e respeitarmos as pessoas mais idosas; pois o que elas são hoje, nós seremos amanhã.

Porém algumas pessoas não entendem isso e procura abrigar as pessoas mais idosas em asilos.

A atividade de hoje será a seguinte:
Pesquisem o que significa o que são os asilos e como eles funcionam.
Em seguida, dê a opinião de vocês se essa é a melhor alternativa para cuidar dos idosos.