quinta-feira, 29 de outubro de 2009

3º TRIMESTRE (7ª POSTAGEM) - AS TARTARUGAS MARINHAS E O PROJETO TAMAR

Elas são répteis que surgiram há 150 milhões de anos, resistiram às drásticas mudanças da Terra que extinguiram inclusive os dinossauros. Mantiveram praticamente sua morfologia sem mudanças significativas até o tempo atual.
Cinco espécies habitam e se reproduzem no Brasil. Todas estão ameaçadas de extinção e são protegidas por leis nacionais e internacionais. Elas realizam grandes migrações, retornando à mesma praia de origem para desovar.



Os machos possuem longas caudas, as vezes maior que as nadadeiras posteriores. Nunca sobem às praias, geralmente esperam as fêmeas em frente à praia de desova e diversos machos disputam uma só fêmea. São, em geral, menores que as fêmeas. A cópula pode durar várias horas.
A fecundação é interna e uma única fêmea pode colocar numa temporada de desova mais de 500 ovos divididos entre 3 a 6 posturas. Os ovos são chocados pelo sol e umidade da praia por cerca de 50 dias. Estima-se que 1 a 2 filhotes em cada mil sobrevivem até a idade adulta.

CURIOSIDADES:
No mundo existem apenas 7 espécies de tartarugas marinhas, 5 das quais presentes ao longo da costa Moçambicana, nomeadamente: Tartaruga Verde, Tartaruga Falcão ou de Pente, Tartaruga Olivácea ou Ridley, Tartaruga Cabeçuda e Tartaruga de Couro ou Gigante.
Atualmente Moçambique é um dos países com um dos programas mais abrangentes de conservação desta espécie marinha, e que tem registado sucessos contínuos. Porém, nada impede que você dê o seu contributo.

Ajude a preservar as tartarugas marinhas:

evitando comprar artigos feitos à base de carapaças de tartarugas;

informando-se sobre a origem de produtos à base de carapaças de tartarugas; e
em casos de captura acidental (bycatch) ou identificação de tartarugas em áreas fora do seu habitat, informando as autoridades ambientais mais próximas, ou entrando em contato conosco.

Existem um projeto de preservação da tartaruga marinha também no Brasil,; esse projeto que chama-se TAMAR.

Pesquise mais sobre esse projeto e explique como funciona.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

3º TRIMESTRE (6ª POSTAGEM) - “RESPEITAR O IDOSO É RESPEITAR O SEU PRÓPRIO FUTURO” (Avaliação Parcial)

De acordo com o Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil terá 55,5 milhões de idosos em 2040, ou seja, eles serão praticamente três (2,7) a cada dez pessoas. Essa é uma tendência mundial. Na América Latina, entre os anos 2000 e 2025, o número de idosos passará de 40 milhões para 96 milhões.

Isso significa que você vai viver muitos e muitos anos. Há quem diga que chegará o dia em que as pessoas vão viver 150 anos. Dessa forma, você também corre o risco de se sentir sozinho, alguns dias, por não ter com quem conversar. Imagine-se daqui a 60 anos! Nessa época, as crianças estarão brincando com outros videogames e vão gostar de assistir ao que você já não tem mais idade para gostar. Como vai ser?

Parece triste, né? E não se iluda. Esse tipo de problema não pode e não será resolvido por tecnologia nenhuma como muitas pessoas pensam que acontecerá com outros problemas. Essa questão será solucionada com um processo bem mais barato a partir da construção de uma cultura diferente. Por exemplo, se você trata bem os mais velhos, seus irmãos, primos, amigos, colegas, enfim, todos à sua volta vão enxergá-lo como um modelo, os mais novos vão crescer cercados por exemplos como o seu e certamente vão seguir a mesma fórmula.




À medida em que isso se tornar comum, natural, quando chegar a sua vez de ser velhinho, vai ser a coisa mais normal do mundo a integração entre gerações, as conversas, trocas de experiências, a curiosidade de saber como eram as coisas no passado e as diversões e atividades que todos possam ter juntos.

É legal aprender uma receita nova com a vovó, ver um filme com o vovô, confeccionar algum presentinho para eles, ajudar com alguma atividade como cuidar da horta, ler um livro que eles leram quando eram mais novos. Lembre-se de ser gentil e ouvir com boa vontade as histórias de senhoras e senhores mais velhos. Isso não só vai fazer um bem danado para eles, como para você também, acredite.

O idoso não quer pena, nem compaixão. Quer a mesmíssima coisa que todos nós, crianças, jovens e adultos também queremos: atenção, carinho, respeito e uma chance que seja de demonstrar a capacidade de ser útil e produtivo.

Então vamos agora ao nosso trabalho!

O tema dele será o seguinte:

“RESPEITAR O IDOSO É RESPEITAR O SEU PRÓPRIO FUTURO”.

A partir deste tema vocês desenvolverão o trabalho não só baseado naquilo que já foi trabalhado aqui em nosso blog como também através da maneira que vocês acharem mais interessante. Vocês poderão elaborar o trabalho a partir de pesquisas em revistas e livros, entrevistas, histórias em quadrinhos, produção textual ou da maneira que preferirem para abordar o tema sugerido. Qualquer uma das formas de produção do trabalho será válida desde que esteja de acordo com o tema.

O trabalho terá de ser pbrigatoriamente de maneira escrita. (Poderá ser feito em dupla e a data de entrega será até o próximo dia 30 de outubro).

Bom Trabalho!!