Eles vivem em um universo projetado para gente grande, onde a baixa estatura muitas vezes é um obstáculo para cumprir as tarefas do dia-a-dia. Estamos falando dos anões – pessoas com altura adulta menor que 1,50 metro e portadoras de uma deficiência física conhecida como nanismo. É uma doença genética que provoca um crescimento esquelético anormal, que geralmente resulta em um indivíduo de baixa estatura, inferior à da média populacional. Há dois tipos, o nanismo pituitário e a acondroplasia. O nanismo pituitário gera baixa estatura, porém o corpo é proporcional. Outro fator bastante importante que não pode ser esquecido é a falta de acesso apropriado para os anões aos diversos bens públicos, como por exemplo, telefones e banheiros públicos. A estimativa,segundo estudos, é de que uma em cada dez mil pessoas seja portadora da deficiência.
Agora que aprenderam um pouco mais sobre o nanismo, pesquisem e escrevam sobre as dificuldades que as pessoas portadoras de nanisom enfrentam em seu dia-a-dia.
O ritmo de consumo dos recursos naturais disponíveis supera a capacidade de recuperação da Terra. É o que mostra o Planeta Vivo 2006, relatório bianual divulgado pela WWF. Os números gerais indicam uma acentuada perda de recursos naturais. Os dados mostram que o consumo é mais acentuado nos países desenvolvidos. Porém as maiores perdas (biodiversidade, biomas) encontram-se em áreas em desenvolvimento. Em 30 anos, 55% das populações de espécies tropicais desapareceram por causa da conversão de habitats naturais em lavouras e pastagens. No mesmo período, as populações de espécies de água doce analisadas sofreram redução de 30%. Em apenas dez anos, metade dos manguezais da América Latina foi destruída.
A “pegada ecológica”, mede a demanda da humanidade sobre a biosfera (ex.: quantos hectares uma pessoa necessita para produzir o que consome por ano). De acordo com o relatório, o maior consumo per capita de recursos são nessa ordem : Emirados Árabes, EUA, Finlândia, Canadá, Kuat, Austrália, Estônia, Suécia, Nova Zelândia, Noruega, Dinamarca, França, Bélgica, Reino Unido, Espanha, Suíça, Grécia, Irlanda, Austria...
A demanda da humanidade é 25% maior do que a oferta de recursos naturais, a ponto de ameaçar a capacidade de regeneração do planeta.
Além da redução do uso de combustíveis fósseis, no relatório são sugeridas várias medidas urgentes como: - planejamento familiar, oferecendo à mulher melhoras no acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas; - redução do consumo em países desenvolvidos; - redução dos recursos usados na produção de bens e serviços; - aumento das áreas produtivas com a recuperação de áreas degradadas - e incremento na produtividade por hectare, levando em consideração aspectos tecnológicos e de degradação.
O desafio é desenvolver sem destruir.
O texto relata sobre a importância da preservação de nosso planeta para que não haja o esgotamento de nossos recursos naturais em pouco tempo. Baseado no texto acima, foi selecionada a letra de uma canção do início da década de 80 composta por Ronaldo Bastos e Beto Guedes para que vocês a interpretem de maneira livre, e a partir de então, produzam slides no microsoft power point para exibições posteriores.
O Sal da Terra Composição: Beto Guedes/Ronaldo Bastos
Anda, quero te dizer nenhum segredo Falo desse chão, da nossa casa, vem que tá na hora de arrumar Tempo, quero viver mais duzentos anos Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir Vamos precisar de todo mundo prá banir do mundo a opressão Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor, o pé na terra A paz na Terra, amor, o sal da... Terra, és o mais bonito dos planetas Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã Canta, leva tua vida em harmonia E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois Prá melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois Deixa nascer o amor Deixa fluir o amor Deixa crescer o amor Deixa viver o amor
Todos já vimos ao longo das postagens as dificuldades que algumas pessoas encontram por serem deficientes físicos. Pensando nessas dificuldades, nos últimos anos tem surgido inúmeras empresas que procuram criar instrumentos para facilitar a vida dessas pessoas.
Na atividade de hoje vocês irão visitar um site de uma das empresas existentes que trabalham com adaptação e criação de diversos produtos para as pessoas deficientes. Depois de conhecer os produtos, vocês irão escolher aquele que você achou mais interessante e vai dizer o motivo.